Inflação em alta faz brasileiros reduzirem consumo de proteínas
Pesquisa aponta para uma mudança dramática na dieta dos brasileiros, impulsionada pela inflação e pelas dificuldades econômicas.
O panorama econômico brasileiro tem apresentado desafios significativos para a população, com reflexos diretos nos hábitos alimentares dos cidadãos. Segundo recente pesquisa da plataforma online Kantar, a inflação tem sido o principal motivador de alterações na dieta dos brasileiros, com destaque para uma queda considerável no consumo de proteínas, mas um aumento expressivo na demanda por carne suína.
A pesquisa da Kantar, realizada no primeiro trimestre deste ano e abrangendo 3.800 participantes, revelou uma diminuição de 9% no consumo de proteínas em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, comparativamente, o segmento de alimentos e bebidas teve uma queda menos expressiva, de 6%.
Nesta segunda-feira (12), em entrevista à Agência Brasil, a diretora do Painel de Uso da Kantar, Divisão Worldpanel, Aurelia Vicente, enfatizou que essa tendência de queda no consumo de proteínas teve início no último ano, momento em que a inflação começou a acelerar. “As proteínas, de forma geral, vêm caindo, algumas com mais intensidade, caso da carne bovina”, destacou Vicente.
Contrastes no Consumo: Carne Bovina vs Carne Suína
O estudo revelou uma redução significativa no consumo de carne bovina, que passou de uma participação de 43,1% no primeiro trimestre de 2021 para 39% no mesmo período de 2023. Em contrapartida, a carne suína teve um incremento notável na demanda, com seu consumo saltando de 4,6% em 2021 para 9,1% em 2023.
Além disso, o levantamento apontou que até mesmo proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, sofreram uma diminuição no consumo. Entretanto, a carne de aves parece estar em ascensão, aumentando sua fatia de 25,9% para 28,6% no primeiro trimestre de 2023.
Embora o consumo de peixes e frutos do mar tenha se mantido estável em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma fatia de 4,3%, o estudo indicou uma retração acentuada se comparada a 2021, quando a participação foi de 6%.
Previsões Futuras para o Consumo de Proteínas no Brasil
Com a recente diminuição da inflação, Aurelia Vicente sinaliza uma possível retomada do consumo de carne de frango. Ela acredita que o desejo das pessoas de continuar consumindo proteínas, aliado ao desafio de equilibrar o orçamento doméstico, está direcionando essa mudança.
A diretora da Kantar também acredita que o futuro do consumo de proteínas no Brasil dependerá do comportamento dos preços. “O Brasil tem preferência pelas carnes bovina e de frango e, quando as pessoas tiverem possibilidade, vão voltar a comprar com mais intensidade”, afirmou. No entanto, ela enfatizou que isso será um reflexo do comportamento de preços, não só da carne, mas de outras categorias que são commodities, como arroz e feijão.