Novo lote do Pis/Pasep é pago a partir de segunda-feira
Confira as datas do novo lote Pis/Pasep
A partir desta segunda-feira (15), o novo lote do abono-salarial, PIS/Pasep estará disponível para trabalhadores que nasceram de janeiro a junho e que possuem a numeração de inscrição do Pasep que tem 0, 1, 2, 3, 4 e 5 no final.
Do mesmo modo, quem nasceu de janeiro a agosto ou que possuam na numeração final do Pasep algarismos como 0, 1, 2, 3, 4, ou 5 podem retirar os benéficos relacionados ao ano de 2023.
Esta efetivação do PIS é considero o mês de nascimento do trabalhador. No entanto, para o Pasep é correspondente ao número final da inscrição da plataforma. Todavia, é possível retirar a remuneração do benefício até o dia 28 de dezembro.
Supõe-se que por volta de 22,9 milhões de trabalhadores terão direito ao abono salarial. Dentre os 20,4 milhões que estão no cadastro no PIS e 2,5 milhões estão inscritos no Pasep.
Ganham Programa de Integração Social (PIS) trabalhadores da iniciativa privada. A efetuação é coordenada através da Caixa Econômica Federal. Mas, os depósitos do Programa de Formação Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são realizados por meio do Banco do Brasil.
Quem possui direito ao novo lote PIS/Pasep?
É necessário que os trabalhadores estejam aptos aos requisitos para se conseguir o novo lote PIS/Pasep abono-salarial:
- Ter operado em empresas com remuneração pelo menos em 30 dias consecutivo ou não conforme o ano-base da apuração ( ano de 2021);
- Ter ganhado até 2 salários mínimos médios remuneração mensal o tempo em serviço;
- Possui as informações requisitadas pelo empregador (governo ou pessoa jurídica ) corretamente na Rais (Relação Anual de Sociais ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (correspondente ao ano 2021);
- Necessário estar inscrito no cadastro de programas PIS/Pasep ou CNIS equivalente ao ano do primeiro emprego de, no mínimo, de cinco anos.
Quem não possui direito ao benefício?
- Trabalhadores empregues por pessoa física equiparada a jurídica;
- Empregado doméstico;
- Trabalhadores urbanos empregues por pessoa física
- Trabalhadores ruas empregues por pessoa física.
Qual é a quantia do novo lote Pis/Pasep?
A quantia do novo lote PIS/Pasep pode se aproximar do equivalente a um salário mínimo, com base na quantidade de meses exercidos. Apenas recebe o valor integral a quem trabalhou um ano completo no passado.
Com o acréscimo do salário mínimo para receber no dia 1 de janeiro, a quantidade deste benefício obteve mudança de R$ 108,50 a R$ 1.302,00 baseado na quantidade de meses operados. Receber somente o maior valor a aqueles que trabalharam os 12 meses no ano de 2021.
Qual a forma de consultar?
Os dados do novo lote Pis/Pasep estão disponíveis para consulta desde o dia 5 de fevereiro através da Carteira de Trabalho Digital no portal do gov.br ou por meio do telefone 158. Por meio dos dados inseridos estão os valores do abono como banco de recebimento e a data.
Para realizar a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o tutorial:
- Observe de que o aplicativo esteja atualizado;
- Logue com seu número de CPF e a senha usada no portal gov.br;
- Clique em “Benefícios” e, depois, em “Abono Salarial“. A tela seguinte irá relatar se o trabalhador está ou não apto para receber o abono.