Concursos no Rio Grande do Norte: mais de 30 órgãos serão contemplados em editais
Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Administração revela que existe uma necessidade urgente de 14 mil novos servidores no setor público
Em uma nova atualização sobre os concursos no Rio Grande do Norte para 2023, o secretário estadual de administração, Pedro Lopes, revelou que mais de 30 órgãos serão beneficiados com novas vagas. Esta revelação foi feita durante uma entrevista nessa segunda-feira, 19 de junho.
O primeiro edital, de acordo com o secretário, será lançado pelo IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte). “Sai este ano. Vamos começar o processo de contratação até o final de julho e edital em dezembro. A prova será em fevereiro, março. Serão 180 vagas para Cadastro Reserva. Será o primeiro concurso IDEMA”, explicou Lopes.
Onde Serão as Novas Vagas?
Além do IDEMA, outras áreas do governo receberão atenção prioritária: educação, saúde e segurança. Estas áreas são vitais e necessitam de novas seleções para suprir as vagas em aberto, e estão todas de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quando se trata da área da educação, Pedro Lopes afirma: “Educação vamos ter para professor. Para a carreira de magistério já tem um processo de cálculo para abrir seleção para suprir as vagâncias. Provavelmente, um terço do que a gente abrir de vagas será para educação”, garantindo assim um grande foco na educação.
Outros Concursos em RN
Lopes continuou falando a respeito dos próximos concursos no RN, anunciando que outros departamentos do governo, como “tributação, auditor fiscal, técnico da tributação, DETRAN, Fundação José Augusto, IPERN, DER, SEMAR, infraestrutura, procurador do estado, saúde e segurança pública, vai ter por conta da vacância, concurso IDIARN“, também receberão vagas.
Próximos Passos para os Concursos no RN
Para a publicação dos editais dos concursos, o governo do estado está atualmente em fase de acordo com o Tribunal de Contas. A autorização é esperada para sair até agosto, enquanto os editais serão lançados a partir de dezembro.
O secretário Pedro Lopes antecipa que mais de mil novos servidores serão nomeados ainda este ano. Esta previsão é corroborada pelos números do estudo da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que mostram uma urgente necessidade de novos servidores.
O RN precisa de Novos Servidores
De acordo com a Sead, em 2010 havia 21 mil servidores ativos a mais do que em 2023. Além disso, um levantamento feito pela mesma entidade revelou que existe uma necessidade urgente de 14 mil novos servidores no setor público. Portanto, a execução de um “super concurso público” parece ser a solução ideal para lidar com a situação atual.
Pedro Lopes esclarece que, apesar da necessidade, o governo entende que, diante da situação fiscal do estado, não possui capacidade financeira para preencher totalmente a demanda de servidores nos próximos anos. Contudo, a realização de um amplo concurso público poderia atender parcialmente a essa necessidade durante os anos de 2024 e 2025, beneficiando todos os órgãos do Executivo.
Em meio à necessidade de novos servidores em diversas áreas, os futuros concursos estaduais são uma luz no fim do túnel para muitos que buscam oportunidades de emprego na esfera governamental. Confira na íntegra a entrevista do secretário Pedro Lopes: