NASA desenvolve sistema de cultivo de alimentos para futuras missões a Marte
Se existe um desafio que permanece no topo da lista de prioridades da NASA quando se trata de viagens espaciais de longa duração, é o suprimento alimentar. Como os astronautas vão se alimentar durante os muitos meses de viagem, principalmente em missões para Marte? A NASA parece ter encontrado uma solução inovadora.
Para o primeiro grupo de astronautas que passará um ano em um habitat simulado de Marte, gerido pela NASA, não haverá a possibilidade de entregas de alimentos frescos. No entanto, terão a oportunidade de cultivar sua própria comida.
Essa missão, conhecida como Analog (CHAPEA) da Missão 1 da Crew Health and Performance Exploration, começou em 25 de junho no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston. Após algumas semanas de treinamento para se adaptarem à vida no habitat e às operações da missão, assim como à segurança, comunicação e dinâmicas de equipe, os quatro membros da tripulação embarcarão em uma série de atividades de missão.
Missões CHAPEA: testes para futuras explorações espaciais
As missões CHAPEA serão essenciais para a exploração espacial futura. Scott Smith, co-investigador de bioquímica nutricional do CHAPEA da NASA, observou que “a nutrição será a pedra angular do sucesso para missões de exploração espacial onde o sistema alimentar é limitado“.
O sistema alimentar planejado para futuras missões de longa duração inclui uma combinação de alimentos pré-embalados de longa durabilidade e a capacidade de cultivar algumas culturas durante a missão. Entre as atividades planejadas para a tripulação durante a primeira das três missões de um ano, estão a realização de experimentos de crescimento de culturas e a testagem de vários sistemas alimentares.
Desenvolvimento de sistemas de cultivo de alimentos
“O cultivo de saladas pode complementar as refeições embaladas, reduzir o cansaço do menu e proporcionar uma saída criativa para a tripulação adicionar uma variedade de produtos frescos à sua dieta“, disse Gioia Massa, líder da equipe de produção de culturas do CHAPEA. A NASA espera coletar dados sobre o impacto psicológico da produção de alimentos na saúde e bem-estar dos astronautas, assim como os benefícios nutricionais.
De acordo com a NASA, nas futuras missões a Marte, provisões de alimentos provavelmente serão enviadas antes da tripulação. Não haverá qualquer possibilidade de enviar frutas e vegetais frescos ou personalizar os cardápios para astronautas individuais, que são itens padrão entregues nas missões de reabastecimento à Estação Espacial Internacional.
As lições aprendidas através das missões Artemis, que visam retornar à Lua para exploração de longo prazo e onde a NASA planeja pousar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor, serão aplicadas à próxima grande etapa da exploração espacial: o envio de astronautas a Marte.