Draga para engorda da praia de Ponta Negra chega a Natal; obras iniciam nesta quinta (29)
A expectativa é que a draga avance progressivamente, depositando areia em trechos de 200 metros ao longo da praia, até que todo o trecho da orla de Ponta Negra seja revitalizado.
A draga responsável pelos serviços de aterro hidráulico para a engorda da praia de Ponta Negra já está em Natal. A embarcação atracou no porto da capital nesta quinta-feira (29) e a informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A chegada ocorre após a liberação da Licença de Instalação e Operação (LIO) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), permitindo o início das obras.
Conforme antecipado pelo N10 Notícias e confirmado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as operações começam nesta quinta-feira (29), nas imediações do Hotel Serhs, na Via Costeira. O projeto de engorda, que conta com um investimento de R$ 73,7 milhões, será executado ao longo de três meses, após a DTA Engenharia, em consórcio com a AJM, vencer a licitação realizada em abril deste ano.
Carlson Gomes, secretário de infraestrutura, comentou sobre o andamento das preparações: “A empresa já está finalizando a instalação dos tubos que permitirão à draga começar a depositar a areia na praia“. Ele ressaltou que a sinalização náutica e terrestre também está sendo implantada para garantir a segurança dos trabalhos.
Antes da chegada da draga, houve um período de espera entre 26 de junho e 7 de julho, quando o equipamento esteve em Natal aguardando o licenciamento ambiental, que só foi concedido no dia 13 de agosto. Na ocasião, a falta da licença fez com que a draga fosse deslocada para outro projeto até que a autorização necessária fosse emitida.
O processo de engorda da Praia de Ponta Negra consiste na adição de areia ao longo de 4 quilômetros da orla, com a meta de ampliar a faixa de areia em até 100 metros durante a maré baixa e 50 metros na maré alta. Este é um dos últimos passos de um projeto maior, que já contemplou a construção de enrocamentos, estruturas de blocos de concreto, para sustentar o novo aterro.
A DTA Engenharia e a AJM, que formam o consórcio responsável pela obra, têm histórico de realizações semelhantes. A DTA liderou projetos de engorda em Balneário Camboriú (SC) e Matinhos (PR), além de dragagens de manutenção em portos como Paranaguá, Antonina e Santos. A AJM, com sede em Santa Catarina, também possui vasta experiência em serviços de dragagem.
A expectativa é que a draga avance progressivamente, depositando areia em trechos de 200 metros ao longo da praia, até que todo o trecho da orla de Ponta Negra seja revitalizado. Este projeto é considerado essencial para a recuperação de uma das praias mais visitadas do Estado.