Tendência

Voa Brasil: Natal é um dos destinos mais procurados para passagens de R$ 200

Aposentados aproveitam a oportunidade para visitar familiares e explorar novos destinos, com destaque para as capitais do Nordeste.

Natal desponta como um dos destinos mais procurados por viajantes que aproveitam o programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas a preços acessíveis. Desde o lançamento, há um mês, a iniciativa já contabilizou a venda de 8 mil passagens. Capitais nordestinas como Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e São Luís também figuram entre as preferências dos usuários.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirma que a maioria das viagens tem origem nos grandes aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ). No entanto, há um movimento notável em aeroportos regionais como Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Caxias do Sul (RS), o que demonstra o alcance do programa para além dos grandes centros urbanos.

O N10 Notícias entrou em contato com o ministério para obter mais detalhes sobre o desempenho detalhado do programa e, assim que as informações forem disponibilizadas, a matéria será atualizada.

O Voa Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, focada na inclusão social no setor de aviação. O programa oferece passagens a R$ 200 por trecho para brasileiros que não viajam de avião há mais de um ano. Ao todo, serão disponibilizados 3 milhões de bilhetes em todo o país.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Quem pode participar do Voa Brasil?

O programa é voltado inicialmente para aposentados pelo INSS que estavam ativos na base de dados em junho de 2024 e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Segundo o ministério, cerca de 23,3 milhões de aposentados têm direito ao benefício.

Para comprar as passagens, os interessados devem acessar o site gov.br/voabrasil utilizando uma conta gov.br de nível prata ou ouro, que garante maior segurança ao processo. Aqueles com contas de nível bronze devem atualizar seus dados para ter acesso ao sistema. Caso o usuário não cumpra os requisitos, o login será bloqueado.

Uma vez que a passagem é selecionada, o usuário é direcionado para o site da companhia aérea para finalizar a compra. As principais empresas que participam do programa são Azul, Gol, Latam e VoePass.

Como adquirir as passagens pelo Voa Brasil

Voa Brasil Natal e um dos destinos mais procurados para passagens de R 200 1
Aeroporto Internacional de Natal – Foto: Rafael Nicácio / Portal N10
  1. Reservar a passagem: Acesse o site do Voa Brasil (https://voabrasil.sistema.gov.br/login) e faça o login na conta gov.br. Insira a cidade de origem, destino e datas da viagem. Se preferir, a compra de um trecho único é possível. Clique em “buscar”.
  2. Selecionar passagens: Escolha os voos disponíveis. Caso não encontre opções na data desejada, busque por datas alternativas. Após escolher, clique em “avançar” e revise os detalhes antes de confirmar a reserva.
  3. Concluir a compra: Após a reserva, o usuário tem 1 hora para finalizar a compra no site da companhia aérea. Clique em “IR PARA O PAGAMENTO” e complete a transação no site da empresa. Após o pagamento, o código localizador estará disponível para acompanhamento no campo “minhas viagens”.

A popularidade do programa, especialmente com destinos para as capitais do Nordeste, reflete a demanda por alternativas de viagens mais acessíveis para a população. O Governo Federal aposta no Voa Brasil como uma ferramenta de democratização do transporte aéreo, permitindo que milhões de brasileiros tenham a oportunidade de voar.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.