Prefeitura de Natal entrega respostas sobre a engorda da praia de Ponta Negra
O processo de licenciamento agora aguarda a avaliação técnica do Idema, que terá até outubro para emitir um parecer.
Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Natal entregou as respostas aos questionamentos feitos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) sobre a obra de engorda da praia de Ponta Negra. A ação visava fornecer os detalhes necessários para a obtenção da licença ambiental, solicitada pelo município em 12 de junho. O Idema tem até outubro para concluir a análise dos documentos e conceder ou não a autorização.
Ao longo da semana, a prefeitura, juntamente com a Funpec/UFRN e a empresa DTA Engenharia, responsável pelo projeto, trabalhou para responder aos 17 questionamentos apresentados pelo Idema. As respostas começaram a ser protocoladas gradualmente, culminando com a entrega das últimas 14 respostas na manhã da última sexta-feira.
Entre os esclarecimentos fornecidos, destacam-se:
- Informações sobre crustáceos, coletadas em campo;
- Diagnóstico socioeconômico da atividade pesqueira local;
- Mapeamento das áreas recifais da região;
- Listagem dos principais peixes pescados por pescadores artesanais da praia.
Esses dados serão avaliados pela equipe técnica do Idema para verificar a viabilidade ambiental do projeto.
Em nota, a Prefeitura de Natal destacou que a obra de engorda da praia de Ponta Negra visa não apenas recuperar a área degradada, mas também conter o processo erosivo que afeta o morro do Careca e a faixa de praia da avenida Erivan França. Segundo a prefeitura, a intervenção é a única alternativa viável para preservar a costa e garantir a sustentabilidade ambiental da região.
“Durante toda a semana, técnicos da Prefeitura, da Funpec/UFRN e da DTA Engenharia estiveram reunidos para responder aos 17 questionamentos enviados pelo órgão estadual,” informou a prefeitura. “Já na quarta-feira (10), as respostas estavam prontas, mas em comum acordo com o Idema, ficou estabelecido que as respostas só seriam protocoladas após uma apresentação prévia aos analistas do órgão, para que fossem feitos os ajustes necessários.”
Na quinta-feira (11), ajustes adicionais foram solicitados pelos técnicos do Idema e atendidos pelo município, resultando na entrega final dos documentos na sexta-feira.
O processo de licenciamento agora aguarda a avaliação técnica do Idema, que terá até outubro para emitir um parecer.