Maré alta causa destruição nas praias de Tibau do Sul
O fenômeno causou diversos danos em estruturas comerciais como barracas, localizadas na faixa de areia.
As praias de Tibau do Sul, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, sofreram fortes danos após a passagem de uma maré alta no último fim de semana. A Praia do Madeiro foi a mais afetada, com barracas comerciais sendo completamente destruídas pela força das ondas. Vídeos divulgados nas redes sociais evidenciam a devastação na área, onde o mar avançou sobre as construções localizadas na faixa de areia.
De acordo com a Defesa Civil do município, a maré mais alta do ano foi registrada na madrugada de quinta-feira (19), e seus efeitos perduraram até sábado (21), causando estragos consideráveis. Esses fenômenos impactaram não apenas as barracas, mas também parte da infraestrutura da orla.
Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Tibau do Sul informou que já está tomando medidas para mitigar os danos e prevenir novos riscos. Conforme a administração, notificações preventivas estão sendo realizadas nas ocupações ao longo da orla, e um monitoramento constante está em andamento para detectar resíduos sólidos urbanos, o que vai auxiliar na criação de um plano de ação para remoção desses materiais.
No comunicado, a prefeitura também destacou que “se solidariza com as famílias que tiveram prejuízos financeiros devido às intempéries acontecidas”.
Nota na íntegra:
“Recentemente, as praias do nosso município foram atingidas por fortes marés, que ocasionaram diversos danos em estruturas comerciais como barracas, localizadas na faixa de areia, em especial na Praia do Madeiro.
A Prefeitura de Tibau do Sul se solidariza com as famílias que tiveram prejuízos financeiros devido às intempéries acontecidas.
Através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana – Semurbmo, e com o objetivo de mitigar as consequências e prevenir maiores riscos, a Prefeitura tem realizado notificações preventivas nas ocupações ao longo da orla.
Foi realizado um diagnóstico das árvores em situação de risco, e possível remoção para evitar quedas e acidentes. A Semurbmo também está realizando um monitoramento sobre a existência de resíduos sólidos urbanos para subsidiar um plano de ação para remoção.
Autuações locais foram realizadas onde foram constatadas a presença de dispositivos irregulares para destinação do esgoto, como fossas e sumidouros. Juntamente com os órgãos ambientais competentes, a Prefeitura de Tibau do Sul tem agido dentro do Projeto Orla para regularização das ocupações, com oficinas e ações.”