Tendência

Audiência Pública discute situação crítica dos mutuários do Seguro Habitacional no RN

Com o Rio Grande do Norte concentrando mais de 40% dos problemas relacionados ao Seguro Habitacional no Nordeste, a gravidade da situação no estado não pode ser subestimada.

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) será o cenário de uma audiência pública essencial para discutir a situação alarmante dos mutuários do Seguro Habitacional no estado. Com início marcado para as 14h, a reunião foi convocada pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), que ressaltou a importância da presença não só da bancada federal potiguar, incluindo deputados e senadores, mas também da participação ativa da população.

O objetivo do encontro é destacar as dificuldades enfrentadas por mais de 50 mil famílias no Rio Grande do Norte, muitas das quais estão em situações extremamente vulneráveis devido à falta de resolução nos processos relacionados ao Seguro Habitacional. Somente em Natal, aproximadamente 38 mil famílias vivem em imóveis com sérios problemas estruturais, o que representa um risco significativo para a segurança e o bem-estar dessas pessoas.

O Seguro Habitacional foi criado para ser uma rede de proteção para os mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), oferecendo cobertura contra infortúnios como desemprego, invalidez, morte e danos estruturais nas moradias. No entanto, ao invés de segurança, muitos potiguares encontram um verdadeiro pesadelo.

Eu tenho vergonha que alguém vá até a minha casa, o pilar da varanda tá caindo. Eu tô pedindo a Deus que não aconteça o pior“, desabafou Erivan Fernandes, morador de Gramoré, em Natal, refletindo a gravidade da situação.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP
Audiência Pública discute situação crítica dos mutuários do Seguro Habitacional no Rio Grande do Norte
Magdalena Albuquerque, esposa de seu Erivan Fernandes.

Em 2018, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou uma Mediação Nacional do Seguro Habitacional, envolvendo a CAIXA Econômica Federal, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CNSeg e as principais seguradoras do país. Embora algumas regiões, como Caruaru (PE) e Natal (RN), tenham registrado progressos, os processos estão emperrados pela dificuldade de definir valores de oferta justos. A situação é ainda mais crítica para as famílias cujas ações judiciais já transitaram em julgado contra seguradoras que faliram.

Na audiência, também serão debatidos os avanços e desafios do Projeto de Lei 5464/2023, cujo relator é o deputado federal Fernando Monteiro (PE). Este PL, em tramitação na Câmara dos Deputados, propõe estabelecer normas claras para acelerar os acordos e minimizar os prejuízos para as famílias e para a CAIXA.

O projeto de lei surge como uma esperança para aqueles que vivem em condições inadequadas, aguardando uma solução definitiva. Aparecida Lopes, moradora de João Câmara, ilustra a urgência da situação: “A nossa casa desabou em março deste ano e do jeito que desabou, está lá“, relatou ela, destacando a necessidade de ações rápidas e concretas.

A Associação Brasileira de Defesa dos Mutuários do SFH (ABRADEM), que representa os mutuários do RN, espera que a audiência traga soluções práticas, e não apenas promessas. “É preciso que o PL 5464/2023 seja aprovado com urgência, pois estamos falando da vida de milhares de famílias que não podem esperar mais“, afirmou Roberto Alves Sobrinho, presidente da Associação.

Com o Rio Grande do Norte concentrando mais de 40% dos problemas relacionados ao Seguro Habitacional no Nordeste, a gravidade da situação no estado não pode ser subestimada. A audiência pública será uma oportunidade importante para que os mutuários apresentem suas dificuldades diretamente às autoridades e para que se busquem soluções eficazes.

A participação de todos os envolvidos é essencial para que o direito à moradia digna de milhares de famílias no Brasil e principalmente em nosso estado seja garantida, trazendo alívio a essas pessoas que vivem há décadas em situação de angústia e incerteza“, concluiu o deputado Ubaldo Fernandes, destacando a importância da mobilização coletiva.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.