Avião que saiu da Espanha faz pouso de emergência em Natal após grave turbulência
O Boeing 787-9 Dreamliner solicitou pouso de emergência às 2h32, após sofrer uma forte turbulência ao cruzar o Oceano Atlântico.
Na madrugada desta segunda-feira (1º), um avião da Air Europa enfrentou uma forte turbulência enquanto realizava o voo Madri-Montevidéu, forçando um pouso de emergência no Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte. A aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner, transportava 325 passageiros quando encontrou severas dificuldades ao cruzar o Oceano Atlântico, resultando em pelo menos 30 feridos.
Segundo a Zurich Airport Brasil, responsável pela operação do aeroporto, o pedido de pouso de emergência foi registrado às 2h32. Diversas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram imediatamente acionadas para socorrer os passageiros.
As vítimas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, localizado no bairro do Tirol, zona Leste de Natal, com ferimentos variados. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN), 30 passageiros necessitaram de atendimento, sendo que mais de 10 deles foram hospitalizados.
Os médicos relataram que os pacientes sofreram impactos na cabeça durante a turbulência, resultando em fraturas na cervical, lesões faciais e dores no tórax.
Testemunhos dos passageiros
Passageiros relataram momentos de pânico durante a turbulência. Uma mulher, que estava acompanhada de sua mãe, descreveu ao N10 Notícias que estavam dormindo quando, em questão de segundos, foram arremessadas para cima e, ao caírem, observaram a surpresa e o medo ao redor. Vídeos (veja mais abaixo) de dentro da aeronave mostram os danos causados pela turbulência, incluindo poltronas que se soltaram.
Até o momento, a Air Europa não emitiu um comunicado oficial sobre o incidente. Ainda não há previsão para a decolagem do avião do Aeroporto de Natal – que fica localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante. Informações preliminares sugerem que a companhia aérea enviará outra aeronave para a capital potiguar a fim de prosseguir com o transporte dos passageiros.
Em nota, a Zurich Airport Brasil confirmou que “os protocolos de atendimento para esse tipo de ocorrência foram acionados. Os passageiros que necessitaram de atendimento médico foram encaminhados para unidades de saúde”.
Vídeo: reprodução / @MarielaJodal