Barragem de Poço Branco-RN volta a sangrar após 15 anos
Reservatório chegou à capacidade máxima de 136 milhões de metros cúbicos e transbordo - algo que não acontecia desde 2009.
Após um longo período de 15 anos, a barragem de Poço Branco, o quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte, volta a sangrar. A cidade fica localizada na região Agreste, a aproximadamente 63 km de Natal, e a informação foi confirmada pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). O reservatório transbordou na madrugada desta quinta-feira (27).
O açude, com capacidade para 136 milhões de metros cúbicos de água, não via uma sangria desde 2009. A água transbordante segue seu curso pelo rio Ceará-Mirim até desaguar no mar, em Extremoz.
“Essa sangria é muito importante para a população. Nós temos 160 pescadores cadastrados, que vivem dessa barragem. Entre os agricultores, temos 16 km de extensão dentro de Poço Branco, onde mais de 400 famílias são beneficiadas, além da atração de banhistas e visitantes“, afirmou o secretário de agricultura do município, Mano Gás.
Devido à sangria ter se tornado uma atração, a prefeitura do município instalou grades ao redor da entrada para organizar o local. Em nota, a prefeitura afirmou que “o acesso está liberado para pedestres e os veículos essenciais (viaturas, ambulâncias, etc).”