Gargalheiras próximo da sangria: reservatório atinge 97,3% de capacidade
A comunidade local e visitantes mostram-se ansiosos, pois a última vez que o Gargalheiras transbordou foi em 2011.
O açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, registrou uma capacidade de 97,33% no início da manhã desta quarta-feira (3), encontrando-se a apenas 12 centímetros do ponto de sangria.
Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o reservatório, situado na cidade de Acari, na região do Seridó potiguar, demonstra um acumulado de 43.239.426 m³, o que representa 97,33% de sua capacidade total de 44.421.480,38 m³.
A comunidade local e visitantes mostram-se ansiosos, pois a última vez que o Gargalheiras transbordou foi em 2011. Com a proximidade deste evento, o número de visitantes ao reservatório aumentou significativamente, culminando com dezenas de pessoas que, na esperança de presenciar o transbordamento, permaneceram no local desde a madrugada desta terça-feira (2).
Em resposta à crescente expectativa, a Prefeitura de Acari planeja realizar a “Festa do Gargalheiras” no próximo domingo (7), contando com atrações como Bruno Martins, Giannini Alencar e Giulian Monte, celebrando o potencial transbordamento do reservatório.
Na últim segunda-feira (1º), o nível do açude estava em 80,37%, necessitando de 1,14m para atingir a sangria. Uma elevação notável de 25 centímetros foi observada em apenas 9 horas, até às 5 horas da manhã de terça-feira, destacando o rápido aumento do volume de água recebido dos rios adjacentes.
Com este panorama, a região do Seridó e seus visitantes aguardam ansiosamente o momento em que o Gargalheiras alcançará sua capacidade máxima, marcando um momento importante para a comunidade local e para a gestão hídrica da região.
Para mais detalhes sobre este e outros reservatórios, consulte o site da Agência Nacional de Águas (ANA).