Avião da Voepass caiu sem comunicação de emergência; lista de vítimas é divulgada
A queda de um avião da Voepass em Vinhedo, SP, matou 61 pessoas. A aeronave não emitiu emergência, e os gravadores de voo foram encontrados.
Na tarde desta sexta-feira (9), um trágico acidente aéreo resultou na morte de 61 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes, após a queda de um avião turboélice ATR-72 da Voepass Linhas Aéreas em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, que realizava o voo 2283 de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), perdeu contato com o controle de tráfego aéreo por volta das 13h20 e caiu minutos depois, sem deixar sobreviventes.
Lista de passageiros divulgada
Em comunicado à imprensa, a Voepass divulgou a lista completa das pessoas que estavam a bordo do voo 2283. Entre os passageiros, estão:
- Rosangela Souza
- Eliane Andrade Freire
- Luciani Cavalcanti
- Jose Fer
- Denilda Acordi
- Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
- Jose Cloves Arruda
- Nelvio Jose Hubner
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Ronaldo Cavaliere
- Silvia Cristina Osaki
- Wlisses Oliveira
- Hialescarpine Fodra
- Daniela Schulz Fodra
- Regiclaudio Freitas
- Simone Mirian Rizental
- Josgleidys Gonzalez
- Maria Parra
- Joslan Perez
- Mauro Bedin
- Rosangela Maria de Oliveira
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Mauro Sguarizi
- Leonardo Henrique da Silva
- Maria Valdete Bartnik
- Renato Bartnik
- Hadassa Maria da Silva
- Raphael Bohne
- Renato Lima
- Rafael Alves
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Adrielle Costa
- Laiana Vasatta
- Ana Caroline Redivo
- Josecarlos Copetti
- Andre Michel
- Sarah Sellalanger
- Edilson Hobold
- Rafael Fernando dos Santos
- Lizibba dos Santos
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rosana Santos Xavier
- Thiago Almeida Paula
- Adriana Santos
- Deonir Secco
- Alipio Santos Neto
- Raquel Ribeiro Moreira
- Adriano da Luca Bueno
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Diogo Avila
- Luciano Trindade Alves
- Isabella Santana Pozzuoli
- Tiago Azevedo
- Mariana Belim
- Arianne Risso
Os tripulantes identificados são:
- Ebora Soper Avila
- Rubia Silva de Lima
- Humberto de Campos Alencar e Silva
- Danilo Santos Romano
Circunstâncias do acidente
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave não emitiu nenhuma comunicação de emergência antes do acidente. O brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, enfatizou em entrevista coletiva que ainda é prematuro apontar as causas do acidente. No entanto, as primeiras informações indicam que o voo estava normal até perder o contato radar às 13h22. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), não houve declaração de emergência por parte da tripulação, nem relatórios de condições meteorológicas adversas.
O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Luis Ricardo, assegurou que a aeronave estava em condições normais de navegabilidade, e que os tripulantes possuíam todos os certificados válidos. Ele também corrigiu a informação inicial, confirmando que 61 pessoas estavam a bordo, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes, diferente dos 58 passageiros anunciados anteriormente.
Investigação em andamento
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já localizaram os gravadores de dados e de voz da aeronave ATR-72 da Voepass. Os equipamentos, essenciais para a investigação, serão encaminhados para Brasília para análise.
Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, os gravadores encontrados incluem o Cockpit Voice Recorder (CVR), que registra as conversas dos pilotos e os sons da cabine, e o Flight Data Recorder (FDR), que grava dados técnicos como velocidade, inclinação da aeronave, e o estado dos flaps e do trem de pouso. “Isso é importante para a investigação, para a gente conseguir reconstruir o acidente e entender a ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade“, explicou Moreno.
Os dados coletados pelos gravadores serão analisados com a maior celeridade possível, mas o tempo necessário dependerá do estado em que os equipamentos foram encontrados. Moreno ressaltou que, embora o Cenipa tenha capacidade de extração de dados, mesmo em caso de gravadores danificados, pode ser necessário enviá-los ao fabricante nos Estados Unidos, dependendo do grau de destruição.
Atualmente, existem apenas dois laboratórios no Hemisfério Sul capazes de analisar essas “caixas pretas”: um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília. O brigadeiro Moreno informou que todas as informações do voo, desde dados de controle aéreo até condições meteorológicas, serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente.
“Tudo é muito importante para a nossa informação. A nossa investigação é integrativa e envolve fatores humanos, operacionais e materiais”, afirmou Moreno, enfatizando que todas as informações relevantes serão coletadas na primeira fase para uma análise aprofundada posterior.
A Voepass, antiga Passaredo, informou que a aeronave decolou sem nenhuma restrição operacional e que todos os sistemas estavam aptos para a realização do voo. Em nota, a companhia declarou que está prestando suporte às famílias das vítimas, disponibilizando o número 0800 9419712 para informações.