Beatles planejam ‘retorno’ inusitado: voz de John Lennon recuperada por Inteligência Artificial
Na produção do que será o "último disco dos Beatles", foi possível obter a voz de John e purificá-la através da IA
Os membros sobreviventes dos Beatles, Sir Paul McCartney e Ringo Starr, planejam um retorno impactante após mais de 50 anos desde que lançaram juntos a música emocional ‘The End’. A nova empreitada envolve a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para criar o que tem sido chamado de “o último disco dos Beatles“.
McCartney divulgou que está utilizando a IA para “extrair” a voz de John Lennon de uma antiga gravação demo, com o objetivo de compor o que seria o “último álbum dos Beatles”. A canção, ainda sem título confirmado, provavelmente será a composição de Lennon de 1978 chamada “Now And Then”, de acordo com informações da BBC.
Música e Tecnologia: A Parceria de Paul McCartney com a IA
Em entrevista ao programa Today, da Radio 4, McCartney revelou: “Acabamos de finalizar [a música] e ela será lançada este ano“. Sir Paul usou a tecnologia de IA para ajudar a completar o que ele define como “o último disco dos Beatles“. A tecnologia contribuiu para “extrair” a voz de John Lennon de uma antiga demo, possibilitando a finalização da canção.
A música “Now And Then” já havia sido cogitada como uma “música de reunião” para os Beatles em 1995, quando a banda estava compilando sua série Anthology. Sir Paul recebeu a demo de Yoko Ono, viúva de Lennon, um ano antes. A demo fazia parte de várias músicas em uma fita cassete marcada “Para Paul”, feita por Lennon pouco antes de sua morte em 1980.
As faixas foram gravadas de maneira rudimentar e em baixa fidelidade, a maioria delas em um gravador portátil enquanto Lennon tocava piano em seu apartamento em Nova York. Duas das outras faixas – “Free As A Bird” e “Real Love” – foram melhoradas pelo produtor Jeff Lynne antes de serem lançadas em 1995 e 1996. No entanto, Lynne teve dificuldades em melhorar “Now And Then”, e George Harrison considerou o resultado “lixo”, recusando-se a trabalhar na canção.
Inteligência Artificial: A Solução para o Retorno dos Beatles
A tecnologia de Inteligência Artificial surgiu como uma nova maneira de McCartney ressuscitar a canção. Em uma entrevista com Martha Kearney, da Radio 4, McCartney explicou como recorreu ao diretor Peter Jackson, que havia utilizado IA para criar áudio “limpo” no documentário Get Back.
“Ele [Jackson] conseguiu extrair a voz de John de um pedaço de fita cassete de má qualidade“, explicou McCartney. “Tínhamos a voz de John e um piano, e ele conseguiu separá-los com IA. Eles instruíram a máquina. ‘Esta é a voz. Esta é uma guitarra. Elimine a guitarra‘”.
Assim, na produção do que será o último disco dos Beatles, foi possível obter a voz de John e purificá-la através da IA. “Depois podemos mixar a gravação, como normalmente faríamos. Isso nos dá alguma margem de manobra“, explicou McCartney.
Ainda não está claro quando este ano McCartney planeja lançar o “último disco dos Beatles”, mas com a ajuda da IA, a volta da icônica banda promete ser uma experiência emocionante para os fãs de música ao redor do mundo.