Tendência

Natal lidera denúncias de propaganda eleitoral irregular no Rio Grande do Norte

Aplicativo Pardal tem sido usado para reportar irregularidades como propagandas em locais proibidos, campanhas fora do período permitido e anúncios em redes sociais sem identificação adequada.

Desde o início da propaganda eleitoral, em 16 de agosto, o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, tem desempenhado um papel importante na denúncia de irregularidades eleitorais. Até as 10h desta quinta-feira (19), o Rio Grande do Norte já contabilizou 922 denúncias por meio da plataforma.

O Pardal está disponível em diversas versões, incluindo aplicativo móvel, versão web e a versão administrativa, Pardal ADM. Através dessas opções, os eleitores podem registrar denúncias de propaganda irregular com facilidade, seja pela internet ou outros meios. Natal, a capital do estado, lidera as denúncias, com 147 ocorrências registradas. Outras cidades com altos números de denúncias incluem Parnamirim (70), Touros (69), São José de Mipibu (68) e Upanema (43).

De acordo com os dados, as irregularidades relatadas no estado são, em sua maioria, referentes a outras formas de propaganda fora da internet, representando 92% das denúncias. Apenas 8% envolvem propagandas online.

Dados detalhados por cidade e cargo

O aplicativo permite denúncias relacionadas a diversos cargos políticos e coligações, o que amplia as possibilidades de fiscalização. Entre as denúncias registradas, 267 são direcionadas a candidatos a prefeito, 340 para vereadores, 9 para vice-prefeitos e 306 para partidos, coligações e federações.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

A seguir, alguns dos municípios com denúncias registradas incluem:

  • Mossoró: 26 denúncias
  • Assu: 27 denúncias
  • Macau: 33 denúncias
  • Currais Novos: 24 denúncias
  • Jardim de Piranhas: 25 denúncias

Para acompanhar em tempo real os dados atualizados e conferir mais detalhes, os interessados podem acessar o Pardal Web diretamente pelo link oficial da Justiça Eleitoral: Pardal Web.

Outras formas de denúncia

Embora o Pardal seja uma ferramenta eficaz para a denúncia de propaganda eleitoral irregular, ele se limita a esse tipo de infração. Quando a queixa envolve desinformação eleitoral, os usuários são redirecionados para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade). Caso a denúncia se refira a um crime eleitoral, o aplicativo direciona o denunciante para o Ministério Público Eleitoral.

Para denúncias relacionadas especificamente à desinformação, existe também o canal SOS Voto, que pode ser acessado via telefone, pelo número 1491.

Natal lidera denuncias de propaganda eleitoral irregular no Rio Grande do Norte
Aplicativo Pardal recebe mais de 900 denúncias de propaganda irregular no RN

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.