Hospital Veterinário de Natal atenderá mais de 3 mil pets por mês
Com expectativa de que o hospital comece a operar ainda neste mês de setembro, unidade oferecerá uma gama de serviços, que inclui consultas – com prioridade para urgências e emergências –, cirurgias e mais.
Nesta quinta-feira (5), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou o termo de colaboração que viabiliza o funcionamento do primeiro Hospital Municipal Veterinário da cidade, que oferecerá atendimento gratuito para cães e gatos.
A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), uma Organização da Sociedade Civil (OSC), foi selecionada por edital para administrar a unidade. O contrato tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, conforme a capacidade operacional e os serviços prestados.
A responsabilidade pelas despesas operacionais do hospital ficará a cargo da OSC selecionada, enquanto a Prefeitura de Natal se compromete a investir aproximadamente R$ 3,2 milhões para assegurar o funcionamento da unidade durante.
A expectativa é de que o hospital comece a operar ainda neste mês de setembro. Durante a assinatura, Álvaro Dias destacou a importância do projeto: “Vamos entregar a Natal mais um equipamento transformador para a nossa cidade. Um equipamento público que vai cuidar não apenas da saúde animal, mas também da boa condição sanitária dos natalenses. À Prefeitura, caberá custear o serviço que for efetivamente realizado. O que importa é que nossa cidade passa a dispor de uma unidade hospitalar veterinária própria. Um equipamento moderno que vai atender aos animais da nossa cidade com decência, dignidade e respeito, assim como prestar um serviço de alta relevância aos seus tutores”.
Serviços e estrutura
O Hospital Municipal Veterinário será o primeiro a ser inaugurado pela administração pública em Natal, e oferecerá uma gama de serviços, que inclui consultas – com prioridade para urgências e emergências –, cirurgias, exames de imagem e tratamentos ambulatoriais. A meta é realizar mais de três mil procedimentos mensais, com 50 cirurgias e mais de 500 consultas. Todos os serviços serão gratuitos, especialmente voltados para tutores que não têm acesso à assistência veterinária privada.
O prefeito reforçou o impacto positivo da nova unidade: “Estamos entregando à cidade uma estrutura que vai atender nossos animais com dignidade, garantindo também o suporte aos tutores que não podem pagar por atendimento privado. É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a saúde pública”.
Localização estratégica
A unidade ficará localizada no Centro Histórico, mais especificamente no bairro Cidade Alta. O prefeito Álvaro Dias explicou a escolha do local: “Por uma questão estratégica, o nosso primeiro Hospital Veterinário vai operar no Centro Histórico (no bairro da Cidade Alta). É mais uma contribuição que damos para valorizar e ajudar a dar uma nova vida à região onde Natal nasceu. Ela se soma a ações como a completa requalificação da Pedra do Rosário, do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira, da reurbanização da rua João Pessoa, da avenida Rio Branco e das fachadas de prédios históricos da Ribeira. A localização é também benéfica para o público do Hospital Veterinário, por ser bem atendida pelo transporte público e, dessa forma, ser um ponto central para tutores de todas as regiões da cidade”.
Parcerias e gestão
A criação do Hospital Municipal Veterinário foi resultado de um esforço coletivo envolvendo várias áreas da Prefeitura. Danielle Mafra, secretária executiva de Parcerias Público Privadas, comentou: “A concepção do chamamento público levou em consideração a participação de profissionais da Saúde, Meio Ambiente, Planejamento e parcerias público-privadas. Essa assinatura representa um avanço significativo na nossa rede pública de saúde. A gestão do prefeito Álvaro Dias demonstra mais uma vez seu compromisso em oferecer o melhor para a população”.
Com essa parceria, o novo hospital trará alívio para a população de baixa renda, garantindo que a saúde dos animais de estimação seja tratada com seriedade e qualidade.