Hospitais universitários do RN oferecem 184 vagas de residência para profissionais da saúde
Os residentes selecionados por meio do Enare recebem bolsas cujo valor mínimo atual estabelecido está em R$ 4.106,09 mensais.
Os hospitais universitários do Rio Grande do Norte estão com 184 vagas abertas para programas de residência médica e multiprofissional em 2024. As vagas estão sendo oferecidas por meio do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 5 de setembro.
Ao todo, o Enare oferece 8.721 vagas em 163 instituições por todo o país, sendo 4.875 para residência médica e 3.846 para residência uni e multiprofissional.
No estado do Rio Grande do Norte, três unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que fazem parte da rede de hospitais administrados pela Ebserh, estão entre as instituições participantes: o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos em Natal. Juntas, essas instituições estão oferecendo 119 vagas para residência médica, 61 para residência multiprofissional e 04 para a modalidade uniprofissional.
Como funciona o processo seletivo do Enare
O Enare funciona com um sistema de classificação semelhante ao Enem e Sisu. A prova está prevista para ocorrer no dia 20 de outubro em 60 cidades do país. Após o exame, o candidato poderá escolher a instituição e o programa de residência conforme sua pontuação alcançada. Para os candidatos à residência médica, a escolha da especialidade é feita no momento da inscrição, enquanto a escolha do hospital acontece após a prova. Já nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição e, após o exame, define o local e o programa de residência.
Aqueles que obtêm as maiores pontuações têm prioridade na escolha das vagas, sendo que o processo é feito em uma janela de tempo específica. No fim do período, os candidatos com melhores notas garantem as vagas, enquanto os demais ficam com as opções remanescentes.
Instituições e vagas no RN
As vagas do Enare estão sendo ofertadas por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, que têm seus programas de residência aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e asseguram as fontes de financiamento para o pagamento das bolsas dos residentes. No caso do Rio Grande do Norte, os três hospitais universitários da UFRN já mencionados ofertam as seguintes vagas:
- Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz:
- Anestesiologia (acesso direto): 2 vagas
- Ginecologia e Obstetrícia (acesso direto): 4 vagas
- Medicina de Família e Comunidade (acesso direto): 5 vagas
- Pediatria (acesso direto): 6 vagas
- Atenção à Saúde Materno Infantil (multiprofissional): vagas para Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia.
- Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal:
- Clínica Médica: 14 vagas
- Medicina de Família e Comunidade: 8 vagas
- Pediatria: 9 vagas
- Cardiologia, Cirurgia Geral, Infectologia, Psiquiatria, entre outras especialidades.
- Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal:
- Ginecologia e Obstetrícia: 7 vagas
- Neonatologia (área de atuação): 5 vagas
- Intensivismo Neonatal (multiprofissional): vagas para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
Além dessas vagas, outros hospitais e instituições de ensino no estado, como a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer e a Sociedade Professor Heitor Carrilho, também oferecem oportunidades para diferentes áreas da residência médica e multiprofissional.
Crescimento das inscrições
O Enare tem registrado crescimento em suas edições. Em 2023, o exame contou com 68.300 inscritos, divididos entre 36.555 para residência médica e 31.745 para as áreas uni e multiprofissional. Foram oferecidas 5.187 vagas, sendo 3.169 para a área médica e 2.018 para as demais áreas da saúde.
Os residentes selecionados por meio do Enare recebem bolsas cujo valor mínimo é definido pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 9, de 13 de outubro de 2021, com o valor atual estabelecido em R$ 4.106,09 mensais. Para mais informações e inscrições, os candidatos devem acessar a página oficial do Enare.