Mesários podem solicitar mudança de seção eleitoral até 30 de agosto
Além disso, o prazo até 30 de agosto também se aplica aos eleitores nomeados para atuar nos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas.
Os mesários convocados pela Justiça Eleitoral para atuar nas eleições municipais têm até esta sexta-feira, dia 30, para solicitar a transferência temporária de seção eleitoral. Essa medida visa facilitar o deslocamento dos convocados no dia do pleito, especialmente para aqueles que precisam votar em locais distantes de onde estarão trabalhando.
A transferência pode ser solicitada apenas para a seção eleitoral onde o mesário atuará, desde que seja no mesmo município. A possibilidade de realizar essa mudança é uma forma de assegurar que o trabalho no dia da eleição seja executado de maneira mais eficiente, sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Mesários: transferência online pelo Título Net
Os mesários têm a opção de fazer a solicitação de transferência de seção eleitoral de forma online, sem a necessidade de comparecimento presencial. Para isso, podem utilizar o sistema Título Net, acessível através do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço tse.jus.br. Além disso, é necessário baixar o aplicativo E-título, que será utilizado para validar a identidade do eleitor, conforme solicitado pelo sistema de atendimento virtual do TSE.
Quem são os mesários?
Os mesários, sejam eles voluntários ou convocados, desempenham um papel fundamental no processo eleitoral. Eles são responsáveis por atuar na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral no dia da eleição, tanto no primeiro quanto no segundo turno. A função é de extrema importância para garantir a regularidade e transparência do processo eleitoral.
Para os profissionais que irão atuar na logística das eleições, a solicitação de transferência de seção deve ser feita de forma presencial nos cartórios eleitorais. Esses trabalhadores são responsáveis por diversas atividades de apoio logístico que garantem o bom andamento do processo eleitoral, desde a preparação das urnas até a sua distribuição e coleta após o término da votação.
Além disso, o prazo até 30 de agosto também se aplica aos eleitores nomeados para atuar nos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas. Estes eleitores podem solicitar a transferência temporária para votar em uma seção eleitoral próxima ao local onde os testes estão sendo realizados, garantindo que possam exercer seu direito ao voto sem dificuldades.