FNF e Governo do RN avançam em parceria para gestão do Estádio Juvenal Lamartine
Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, após reunião com presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
O Governo do Rio Grande do Norte oficializou, nesta segunda-feira (12), a regularização fundiária do Estádio Juvenal Lamartine, localizado na Zona Leste de Natal, e renovou a parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). A praça esportiva será administrada em sistema de cogestão entre a FNF e a Subsecretaria do Esporte e do Lazer, conforme anunciado pela governadora Fátima Bezerra após reunião com José Vanildo, presidente da FNF, e Antenor Roberto, Procurador Geral do Estado.
De acordo com a governadora, a regularização do imóvel encerra uma longa disputa jurídica relacionada à administração do estádio. “Concluímos a regularização do imóvel e, em paralelo, o Governo do Estado, através da Subsecretaria de Esportes e da representação da FNF, irá definir o instrumento jurídico mais adequado para formalizar a parceria em sistema de cogestão”, afirmou Fátima Bezerra.
A governadora também destacou que, além da continuidade do apoio ao esporte profissional e amador, haverá um fortalecimento do futebol feminino no estado. Fátima está em negociações com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para incluir Natal como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil. “Estamos promovendo iniciativas que incluem os JERNs (Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte) e o apoio ao esporte amador e ao futebol feminino”, acrescentou.
Antes da reunião sobre o Estádio Juvenal Lamartine, a governadora participou da cerimônia de efetivação do Programa Bolsa Atleta Potiguar, onde foram realizadas as primeiras transferências de doze parcelas a 90 atletas cadastrados.
Durante o encontro, Fátima Bezerra elogiou o trabalho da FNF ao longo dos anos na promoção do esporte no estado. Ela também ressaltou que o governo planeja investir na recuperação das instalações físicas do estádio, com foco inicial nas arquibancadas, para que o espaço possa ser utilizado de forma mais ampla e beneficie ainda mais o esporte potiguar. “Nossa decisão de manter a parceria com a Federação reflete o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. Vamos também melhorar a infraestrutura do estádio para potencializar seu uso”, declarou a governadora.
José Vanildo, presidente da FNF, acompanhado pelo diretor executivo Erick Dias, expressou sua satisfação com a sensibilidade da governadora em resolver a questão jurídica que envolvia o estádio. “Com o término dessa disputa, podemos avançar na formalização de um termo de gestão que envolva tanto o governo do Estado quanto a federação, visando ao desenvolvimento do futebol no estado. A decisão da governadora nos deixa otimistas, pois quem sai ganhando é a população, os desportistas e o Estado”, comentou Vanildo.
Vale ressaltar que o Estádio Juvenal Lamartine, tombado pela Prefeitura de Natal por sua importância cultural para a cidade, pertence ao Estado do Rio Grande do Norte desde 1929, quando foi adquirido da antiga Liga de Desportes Terrestres do Estado do Rio Grande do Norte, antecessora da atual FNF.