Faculdade oferece alfabetização gratuita para Jovens e Adultos em Natal
Iniciativa do Instituto Yduqs permite que alunos aprendam do zero e também aprimorem leitura e escrita em dois módulos de ensino.
O Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, prorrogou o período de inscrições do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos para o segundo semestre de 2024. As aulas são gratuitas e incluem todo o material didático necessário, com o objetivo de proporcionar educação inclusiva para aqueles que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever no tempo regular.
As inscrições podem ser feitas através do link Programa de Alfabetização ou pessoalmente em um dos 15 campi da Estácio participantes. Em Natal, o projeto é realizado no campus Alexandrino, localizado na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim.
A edição do primeiro semestre de 2024 foi marcada pela expansão do programa, que agora inclui dois módulos distintos. O Módulo I foca na alfabetização básica, permitindo que os alunos aprendam a ler e escrever pequenos textos e resolver problemas matemáticos simples. O Módulo II visa o aprimoramento dessas habilidades, com ênfase na leitura crítica, interpretação de textos e escrita avançada.
Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, comentou sobre a importância do programa: “Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.700 alfabetizados. Neste segundo semestre, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em Teresina – PI, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”.
Além de Natal, a nova fase do programa será oferecida também na unidade da Estácio em Teresina, Piauí. A iniciativa conta com o apoio de 70 integrantes, entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciatura da Estácio. A atriz Malu Mader é a madrinha do projeto, que ao longo de seis anos já atendeu 1.700 pessoas com idades entre 30 e 70 anos.
Metodologia do Programa
O programa possui uma metodologia específica dividida em dois módulos, cada um com duração de quatro meses e 100 horas de aula. O Módulo I capacita os alunos a ler e escrever pequenos textos com compreensão e a resolver problemas matemáticos básicos. O Módulo II foca no aperfeiçoamento da leitura e escrita, com ênfase na interpretação crítica de textos.
As aulas são ministradas duas vezes por semana, com três horas de duração cada, por alunos dos cursos superiores de licenciatura da Estácio, sob a supervisão do corpo docente da instituição.
Impacto Social
Segundo dados do IBGE, em 2022, havia 163 milhões de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil, das quais 11,4 milhões eram analfabetas, representando uma taxa de analfabetismo de 7%. Embora a taxa de alfabetização tenha melhorado nos últimos 12 anos, o analfabetismo ainda é um desafio significativo.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs visa erradicar o analfabetismo nas comunidades próximas às instituições de ensino do grupo. Esta iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente o ODS 4, que busca garantir a educação inclusiva e de qualidade para todos.
História inspiradora
A aluna Ivoneide Félix, de 62 anos, compartilha sua experiência com o programa: “Pense numa coisa boa é a gente descobrir coisas novas. A professora manda a gente ir ao quadro, escrever uma palavra, é maravilhoso”. Ivoneide, aluna do Módulo II, aprimorou suas habilidades de leitura e escrita, ganhando mais autonomia em seu dia a dia. “Eu estou ‘maravilhosa’ porque aprendi muita coisa. Pretendo me formar, quero estudar, vou me empenhar. Nunca é tarde para aprender”, afirma.