Turismo do RN ganha espaço exclusivo em Paris
O Rio Grande do Norte é um dos cinco estados brasileiros em evidência nas Olimpíadas de Paris 2024.
O Brasil marca presença em Paris, no Parc La Villette, com um espaço exclusivo que celebra a música, esportes, apresentações culturais, dança e gastronomia brasileira. O objetivo é cativar os mais de 15 milhões de turistas esperados no parque, promovendo a cultura vibrante do país.
Em meio às festividades, a Embratur lançou uma nova campanha de promoção do Brasil na Europa, destacando, entre outros, o Rio Grande do Norte. “O RN é um dos cinco estados protagonistas da campanha EUROPA, lançada na Casa Brasil. Isso significa que a divulgação do Brasil na Europa destacará o RN, graças a uma seleção da Embratur dos destinos com maior potencial para o público europeu. Este é o resultado da nossa estratégia de promoção do destino no mercado internacional”, afirmou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.
Com decoração inspirada no Surf e Kitesurf, a instalação do Rio Grande do Norte compartilha espaço com a do Ceará, representando juntos a região Nordeste do Brasil. Um painel vertical em LED exibe vídeos dos principais atrativos turísticos dos dois estados, tendo uma ativação de kitesurf com um painel instagramável, simulando a prática esportiva.
Raoni Fernandes destaca também o potencial do RN para o turismo esportivo: “De quatro em quatro anos, o mundo se reúne para celebrar o esporte em alguma cidade. Em Paris, queremos mostrar que nosso estado é também um destino esportivo. Temos uma boa história para contar. Além de atletas importantes como Ítalo Ferreira, primeiro ouro no surf olímpico, o estado oferece condições ideais para surf, kitesurf, parapente e muitas outras atividades em paisagens paradisíacas”.
A programação inclui interação com uma peça de bordado tradicional e uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba”, apresentando a Casa das Bordadeiras – Iracema Soares. As artesãs criaram as jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressalta o impacto da iniciativa durante os Jogos Olímpicos: “Diariamente, milhares de pessoas visitarão a Casa Brasil e terão a oportunidade de conhecer um pouco do deslumbramento que é o Rio Grande do Norte, suas praias, cultura e gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrando que praticamos um turismo que combina meio ambiente e sustentabilidade, temas importantes tanto para o nosso país quanto para o mercado europeu”.
Solange Portela, secretária estadual de Turismo, enfatiza a oportunidade global de promoção do estado: “Estamos entusiasmados em iniciar os Jogos Olímpicos compartilhando o Rio Grande do Norte com o mundo. Queremos que cada visitante se sinta convidado a explorar nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade potiguar. A participação do Rio Grande do Norte na Casa Brasil visa atrair mais turistas internacionais e consolidar o estado como um destino imperdível. Essa participação permite mostrar ao mundo as belezas naturais, a rica cultura e a hospitalidade do nosso povo, incentivando visitantes a vivenciarem experiências únicas que valorizam a sustentabilidade e a cultura local”.
A Casa Brasil, uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), patrocinada pela Embratur e Sebrae, será um ponto de encontro vibrante para torcedores e atletas brasileiros durante os 17 dias de competição, até o dia 11 de agosto.