Colisão de embarcação provoca ‘pequenos danos externos’ na ponte Newton Navarro
A ponte Newton Navarro, que liga as zonas Norte e Leste de Natal, está prestes a completar 17 anos de operação e ainda não possui um sistema adequado de proteção ao tráfego naval.
Na tarde desta segunda-feira (22), uma embarcação transportando pás de torres eólicas colidiu com um dos pilares da ponte Newton Navarro, em Natal, resultando em pequenos danos externos à estrutura. A Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN-RN) relatou que a inspeção inicial revelou uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto.
A SIN-RN informou que um procedimento administrativo foi iniciado para continuar as avaliações técnicas e seguir eventuais orientações da autoridade marítima. Desde a inauguração da ponte em 2007, não foram instaladas defensas, que são estruturas essenciais para proteger os pilares de colisões.
Recentemente, a SIN-RN participou de uma reunião com o Ministério dos Portos e Aeroportos, onde foi garantido o financiamento necessário para a instalação dessas proteções. “Os recursos serão repassados ao Dnit, que ficará responsável pela execução das obras de instalação das proteção dos pilares. Os projetos básicos estão prontos – a próxima fase é desenvolvimento dos projetos executivos – e posterior contratação das obras“, completou.
Confira vídeo do momento:
Circunstâncias da colisão
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, a embarcação partiu do Porto de Pecém, no Ceará, com destino ao Rio Grande do Sul, mas precisou fazer uma parada no Porto de Natal devido a condições climáticas adversas. A colisão ocorreu durante uma manobra sob a ponte, realizada pelo rebocador “TS ARROJADO” e a balsa “TS 7”.
Após o incidente, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local para verificar a segurança da navegação. Não foram encontradas vítimas nem indícios de danos ambientais. A Marinha do Brasil anunciou que será instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência.
Histórico e próximos passos
A ponte Newton Navarro, que liga as zonas Norte e Leste de Natal, está prestes a completar 17 anos de operação e ainda não possui um sistema adequado de proteção ao tráfego naval. No projeto original da ponte, datado de 2004, já estava prevista a instalação de defensas. Em 10 de julho deste ano, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, em reunião com a governadora Fátima Bezerra, garantiu recursos ao governo estadual para a construção dessas proteções nos pilares centrais, com um orçamento inicial estimado em R$ 45 milhões.
A SIN-RN mencionou que os projetos básicos para a instalação das defensas estão prontos e a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos, seguido da contratação das obras. Os recursos serão repassados ao DNIT, que executará as obras de instalação das proteções. A visita de Sílvio Costa Filho ao Rio Grande do Norte está prevista para agosto, quando ele anunciará este investimento, além de R$ 60 milhões para a obra de dragagem do Rio Potengi e mais R$ 10 milhões para as defensas do cais do Porto de Natal.