Banco Central registra novo vazamento de dados no Pix em 2024
Autoridade monetária citou a ocorrência de "falhas pontuais em sistemas da instituição" no período entre 26 de junho a 2 de julho.
O Banco Central (BC) anunciou um novo vazamento de dados no sistema de pagamentos instantâneos Pix. Desta vez, foram expostos dados de 39.088 chaves Pix sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S/A. Este é o sexto incidente de segurança envolvendo o Pix registrado pelo BC em 2024.
Os dados vazados, ocorridos entre os dias 26 de junho e 2 de julho, incluem informações cadastrais como CPF e número de conta. Não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, saldos ou informações de movimentações financeiras, que poderiam permitir o acesso ou movimentação das contas afetadas. Segundo o Banco Central, “as informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.”
O Banco Central informou que está tomando as medidas necessárias para apurar o incidente. “Serão adotadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente“, declarou a autoridade monetária. A instituição também garantiu que haverá uma apuração detalhada para identificar as falhas pontuais nos sistemas da 99Pay que permitiram o vazamento.
Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição em que a chave Pix foi cadastrada. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail“, alertou o BC.
Este novo incidente soma-se a outros vazamentos significativos registrados ao longo do ano. Em abril, o BC comunicou a exposição de dados de mais de 130 mil chaves Pix envolvendo três instituições diferentes. Mais recentemente, em junho, ocorreram vazamentos na Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e na PAGCERTO Instituição de Pagamento, afetando 3.020 chaves Pix.
A segurança do sistema Pix tem sido uma preocupação constante para o Banco Central, que reforça a necessidade de rigorosas medidas de segurança por parte das instituições participantes.