Prefeitura anuncia primeiro hospital público veterinário de Natal
Entre os serviços oferecidos estarão consultas, exames, tratamentos ambulatoriais e cirurgias, com prioridade para casos de urgência e emergência.
A prefeitura de Natal anunciou o início do processo de chamamento público para selecionar a organização da sociedade civil que irá gerenciar o primeiro hospital público veterinário da cidade. Este hospital, dedicado ao atendimento de cães e gatos, deve começar a operar em meados de agosto deste ano.
O chamamento público está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de encontrar uma entidade qualificada para implantar, gerenciar e operacionalizar o hospital – que ainda não teve a localização confirmada. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município.
Entre os serviços oferecidos estarão consultas, exames, tratamentos ambulatoriais e cirurgias, com prioridade para casos de urgência e emergência. A expectativa é que o hospital veterinário realize mais de 100 atendimentos diários, atendendo às necessidades de famílias que atualmente não têm fácil acesso a serviços veterinários.
“Este projeto representa um marco para a nossa cidade, garantindo que todos os tutores de cães e gatos possam ter acesso a cuidados veterinários gratuitos e de qualidade. Uma luta nossa que agora vai virar realidade, graças ao empenho do Deputado Federal Paulinho Freire, da ex-secretária de planejamento Joanna Guerra e do Prefeito Álvaro Dias”, afirmou o vereador de Natal Robson Carvalho, que está empenhado na causa desde o início.
O Termo de Colaboração, que formalizará a parceria com a entidade selecionada, será assinado após a conclusão do processo de seleção, garantindo que os serviços estejam disponíveis a partir de agosto.
Hospital público veterinário na Zona Norte de Natal
Além do hospital recentemente anunciado, a capital também contará com um outro hospital público veterinário, só que dessa vez, na Zona Norte da cidade. “Esta conquista é um grande passo para o bem-estar dos nossos queridos pets e para a saúde pública de Natal“, afirmou Robson Carvalho.
O hospital da Zona Norte será construído com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal Rafael Motta (PSB). A emenda de R$ 5,5 milhões será utilizada para a construção e aquisição de equipamentos do hospital, que atenderá toda a Região Metropolitana de Natal, oferecendo tratamento, vacinação, castração e outros serviços para animais domésticos e de pequeno porte, de forma gratuita.