Justiça ordena remoção de fake news contra Salatiel de Souza criada por IA
Na publicação, é divulgada uma imagem, fruto de montagem, de uma falsa prisão de Salatiel de Souza. A imagem foi construída com a técnica de deep fake.
A Justiça Eleitoral determinou que a empresa Meta, proprietária do Instagram, remova uma publicação com fake news envolvendo Salatiel de Souza (PL), pré-candidato à prefeitura de Parnamirim. A decisão, proferida nesta sexta-feira (28) pela juíza Ilná Rosado Motta, da 50ª Zona Eleitoral, atende a um pedido do Partido Liberal (PL). A decisão permite recurso.
A juíza estabeleceu uma multa de R$ 1 mil por dia caso a ordem não seja cumprida.
A mesma decisão também intimou Emerson de Souza Mendonça, identificado como o proprietário da conta do Instagram que divulgou a fake news, além de outra pessoa identificada apenas como João, que teria compartilhado o material no WhatsApp.
A publicação em questão exibia uma imagem falsificada de uma suposta prisão de Salatiel de Souza. A imagem foi criada via inteligência artificial utilizando a técnica de deep fake, onde a imagem original, neste caso, da prisão de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, foi alterada substituindo o rosto pelo de Salatiel.
A juíza Ilná Rosado Motta considerou que a publicação configura propaganda eleitoral negativa e antecipada. “É possível verificar que a imagem veiculada do pré-candidato Salatiel Maciel de Souza sendo algemado e conduzido por policiais, provavelmente advém de artifícios tecnológicos para alteração de imagem, para fins de manipulação, visto que demonstrado nos autos que foi utilizada imagem de pessoa diversa, com inclusão da face do pré-candidato”, afirmou.
Salatiel pede campanha sem Fake News
Em nota oficial, Salatiel de Souza pediu aos seus adversários políticos que evitem a disseminação de notícias falsas durante a campanha eleitoral.
“Uma campanha limpa se faz com a divulgação de virtudes de um candidato sobre o outro, e não com a difusão de atributos negativos. Infelizmente, há candidatos que preferem destruir a honra alheia através de notícias falsas espalhadas em redes sociais, montagens e discursos difamatórios, em vez de revelar as próprias aptidões e qualidades. Essas atitudes merecem total repúdio”, afirmou Salatiel.
“Notícias falsas, fake news e campanhas sujas derretem candidaturas legítimas. É preciso lutar contra isso e defender campanhas legítimas e democráticas. Por isso, assumimos de público que nossa postura enquanto pré-candidato é atuar de maneira ética, com a verdade, defendendo a democracia”, acrescentou.
A nota foi finalizada com um apelo aos outros pré-candidatos à Prefeitura de Parnamirim para que assinem um compromisso público por campanhas sem fake news. “Vamos trabalhar com verdade, transparência e propostas. A população merece respeito e não quer ser vítima de mentiras.”
Parnamirim tá precisando de um gestor que faça mais pela sociedade, educação, saúde, transporte, segurança…