Cachorro percorre quase 6 km para alertar acidente do seu dono
O homem, acompanhado de seus quatro cães, viajava para encontrar seus parentes em um acampamento quando sofreu um acidente de carro e caiu em um barranco.
No dia 3 de junho de 2024, por volta das 9:28 da manhã, o Escritório do Xerife do Condado de Baker, em Oregon, nos EUA, recebeu uma ligação sobre um veículo caído em uma ribanceira na U.S. Forest Service Road 39. O informante explicou que seu irmão, Brandon Garrett, não havia chegado ao acampamento no dia anterior. A família localizou o veículo na manhã seguinte, mas não conseguiu acessar o local devido ao terreno acidentado.
Um dos cães de Garrett, percebendo a gravidade da situação, percorreu cerca de seis quilômetros até o acampamento, alertando os demais sobre o ocorrido. Isso mobilizou imediatamente a família e as autoridades para a operação de resgate. Diversas equipes, incluindo o Escritório do Xerife do Condado de Baker, a equipe de Busca e Resgate do Condado de Baker, o Distrito de Bombeiros Rurais de Pine Valley e a Ambulância de Halfway, foram acionadas.
O xerife Travis Ash encontrou o veículo em uma ravina íngreme e densa, junto com um dos cães de Garrett. Enquanto procurava um ponto de acesso ao riacho, Ash ouviu gritos de socorro. Garrett foi localizado vivo, a aproximadamente 100 metros do veículo, próximo ao riacho. Ash prestou os primeiros socorros no local.
Voluntários do Distrito de Bombeiros Rurais de Pine Valley e funcionários do Serviço Florestal dos Estados Unidos usaram motosserras para abrir um caminho até Garrett. A Equipe de Resgate com Cordas do Condado de Baker montou o equipamento necessário e iniciou a difícil tarefa de alcançá-lo. Após ser resgatado, ele foi colocado em uma maca de resgate, conectada a um sistema de cordas e puxada através da ravina, sendo então transferido para a equipe médica.
Garrett foi transportado pela Ambulância de Halfway até um helicóptero Life Flight e levado para um hospital regional. Durante a investigação, foi determinado que Garrett estava viajando para o norte na U.S. Forest Service Road 39 com seus quatro cães, quando não conseguiu fazer uma curva e o veículo despencou da ribanceira. Após o acidente, Garrett conseguiu rastejar aproximadamente 100 metros do veículo e passou a noite na ravina. Na manhã seguinte, seus familiares encontraram o veículo e notificaram as autoridades. Os três cães restantes foram encontrados vivos no local do acidente.