Chuvas intensas causam alagamentos e congestionamentos em Natal
Capital potiguar registrou mais de 60 mm de chuva até as 7h desta terça-feira (4), segundo a Emparn.
O Rio Grande do Norte registrou chuvas intensas nas últimas 24 horas, acumulando volumes próximos a 100 mm em algumas regiões. Conforme o boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn), a cidade de Vila Flor, localizada na região Leste do Estado, foi a mais atingida, com 92,4 mm de precipitação.
Outras localidades com altos volumes de chuva incluem Canguaretama (69,8 mm), Nísia Floresta (64,2 mm) e Natal (64 mm). Os dados referem-se ao período entre as 7h da segunda-feira (3) e as 7h desta terça-feira (4).
A região metropolitana de Natal também foi fortemente afetada. Parnamirim registrou 56,7 mm, enquanto São Gonçalo do Amarante acumulou 49,8 mm. Em contraste, cidades como Macaíba e Ceará-Mirim tiveram volumes de chuva mais baixos.
Na região Central Potiguar, os acumulados variaram entre 0,2 mm e 1,8 mm. Já no Agreste do Estado, Lagoa Salgada teve o maior volume, com 20,4 mm. No Oeste do Rio Grande do Norte, a cidade com maior acumulado foi Mossoró, com apenas 5,0 mm.
Alagamentos em Natal
A chuva intensa que começou na madrugada desta terça-feira (4) em Natal resultou em alagamentos e congestionamentos em várias ruas e avenidas da capital. O conjunto Panatis, na Zona Norte, enfrentou o transbordamento de uma lagoa de captação, causando alagamento na avenida Paulistana.
Até as 7h, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) já havia identificado 17 pontos de alagamentos em vias importantes da cidade. Devido ao alagamento intransitável na marginal da BR-101, próximo ao viaduto da UFRN, as linhas de ônibus foram desviadas para a rua Militão Chaves, em Candelária, Zona Sul.
Pontos de Alagamento Intransitáveis em Natal:
- Av Presidente Sarmento, em frente ao mercado da quatro, Alecrim
- Av Solange Nunes, próximo ao posto de Nova Cidade
- Av Interventor Mário Câmara, próximo a Jerônimo Câmara
- Integração, próximo a BR-101
- Marginal da BR-101, ao lado do viaduto da UFRN
Pontos de Alagamento Parcialmente Transitáveis:
- Prudente x Nascimento de Castro
- Nevaldo Rocha, em frente à antiga sede da Semtas
- Capitão Mor Gouveia x rua Adolfo Gordo, Cidade da Esperança
- Rua Almino Afonso, próximo à Igreja Bom Jesus
- Nevaldo Rocha x Coronel Estevam
- Av Paulistana, próximo à lagoa de captação
- Rua José Gonçalves
- Jaguarari, próximo ao posto de combustível no sentido centro
Pontos de Alagamento Transitáveis:
- Prudente x Alexandrino de Alencar
- Amintas Barros, entre a rua dos Caicos e avenida
- Interventor Mário Câmara
- Itapetinga, próximo ao complexo penitenciário
- Afonso Pena x rua Mossoró
A Secretaria de Mobilidade Urbana continua monitorando a situação e aconselha os motoristas a evitarem áreas alagadas sempre que possível para garantir a segurança no trânsito.