Preocupação com a inflação e o custo de vida aumenta entre os nordestinos
Percentual de quem aponta o tema como prioridade subiu de 5% para 8% nos últimos meses.
Uma nova pesquisa do RADAR FEBRABAN revela um crescente desconforto entre a população do Nordeste com relação à inflação e ao custo de vida. Realizado entre os dias 17 e 22 de abril, o estudo apontou que a preocupação com esses temas superou outras prioridades regionais, registrando um aumento de 60% nos últimos dois meses.
Em fevereiro, apenas 5% dos entrevistados na região consideravam a inflação e o custo de vida como uma preocupação principal. No entanto, em abril, essa taxa subiu para 8%. Apesar deste aumento, a saúde continua sendo a área de maior preocupação para os nordestinos, com 34% da preferência, seguida por emprego e renda (27%) e educação (11%).
Os participantes da pesquisa também citaram a segurança (8%), fome e pobreza (5%), corrupção (3%), e outras áreas como meio ambiente, reforma tributária e políticas de incentivo ao crédito, cada uma com 1%, como pontos que requerem mais atenção do Governo Federal nos próximos meses.
Antonio Lavareda, sociólogo e presidente do Conselho Científico do IPESPE, comentou sobre os resultados:
“Nos primeiros meses do ano, o humor e as expectativas dos nordestinos pouco se alteraram, permanecendo estáveis, mas com leve sinalização para baixo. Esse resultado é natural e reflete o sentimento de que os preços continuam impactando no seu bolso, mas que pode se reverter com a melhoria da situação econômica do país“.
Detalhes sobre a pesquisa RADAR FEBRABAN
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), englobando 2 mil pessoas das cinco regiões do Brasil.
O estudo tem como objetivo mapear a percepção e expectativa da sociedade brasileira sobre a vida, aspectos econômicos, a gestão governamental e as prioridades nacionais. A amostra foi estratificada para representar adequadamente a população adulta brasileira, considerando variáveis como sexo, idade, localidade, além de controle de instrução e renda.