Metrópole Digital abre edital para novo doutorado profissional
Curso é ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE).
O instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) publicou o edital que rege a seleção para seu mais novo curso de pós-graduação, o Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (DPITE).
Trata-se do primeiro doutorado profissional ofertado integralmente pela UFRN e que está disponibilizando 10 vagas para sua primeira turma, a ser iniciada no segundo semestre de 2024. As inscrições para a seleção acontecem de 8 a 29 de abril, por meio do SIGAA/Gov.br.
O novo curso – que vem se juntar ao mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) – é destinado a pessoas com título de mestre em qualquer área de conhecimento.
Conforme rege o Edital nº 002/2024, além das vagas convencionais, a turma do novo Doutorado conta com uma oportunidade reservada para servidores efetivos da Universidade, além de duas para ações afirmativas – uma para negros, pardos, quilombolas e indígenas e uma para pessoas com deficiência (nos termos da lei).
Os candidatos interessados em ingressar no Doutorado devem apresentar trabalhos cujas propostas se enquadrem nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais e Práticas com Tecnologias Educacionais. Uma vez selecionados, os alunos participarão das aulas de modo presencial, na sede do IMD.
O valor da inscrição é de R$ 250 e o pagamento deve ser realizado até o dia 30 de abril. Para o cadastro, é necessário que o candidato anexe a documentação solicitada no edital, como diplomas de mestrado e graduação, CPF, proposta de trabalho, entre outros.
Seleção
O processo de seleção consiste nas seguintes etapas: homologação da inscrição, avaliação do currículo vitae e do Lattes, análise e apresentação da proposta de trabalho e ranqueamento dos candidatos por nota.
Durante o processo, serão avaliadas diferentes questões, como domínio e criatividade na apresentação da proposta, clareza dos elementos teóricos e metodológicos, conhecimento atualizado em tecnologias educacionais, coerência do objeto de estudo, entre outros.
O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado até o dia 17 de julho e a data do início das aulas está condicionada à publicação do reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações podem ser consultadas no edital e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail ppgite@imd.ufrn.br.
DPITE
Aprovado em dezembro de 2023, o Doutorado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais (DPITE) será o primeiro do tipo a ser ofertado integralmente pela UFRN. A Universidade já possui outros dois doutorados profissionais, mas estruturados em rede com outras instituições de ensino superior.
O coordenador do PPgITE, professor Dennys Leite, lembra que o modelo de doutorado profissional existe há apenas poucos anos no Brasil e destaca sua importância, por ir além do contexto acadêmico e objetivar, de maneira direta, a transferência de conhecimento para a sociedade.
“Agora vamos ter a oportunidade, no PPgITE, de levar esse profissional com o mais alto grau de formação para dentro das escolas, secretarias de educação e empresas de tecnologia educacional”, comemora ele.
O objetivo principal do Doutorado é produzir reflexões e práticas sobre inovação e democratização da educação por tecnologias. Para isso, são promovidas ações de pesquisa e de desenvolvimento de soluções multidisciplinares, o que garante não apenas a participação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI), mas também de diversas outras áreas de formação.