DER divulga rotas alternativas para desvio da BR-304 no RN
A queda da ponte, que impede o tráfego de veículos, aconteceu devido ao rompimento de açudes entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos, em decorrência das fortes chuvas no RN.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou, nesta segunda-feira (1º de abril), importantes informações sobre desvios na BR-304, especificamente entre os quilômetros 204 e 206, próximo a Lajes. A medida vem após a queda da ponte do rio Ponta de Serra, resultado das intensas chuvas na região, ocasionando a interdição total do trecho pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Atualmente, não há previsão para a reabertura da via, essencial para a ligação entre Natal e Mossoró.
Para minimizar o impacto aos motoristas, o DER propõe rotas alternativas. No sentido Natal-Mossoró, sugere-se:
- Rota 1: Utilizar a BR-226, passando por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, seguindo pela RN-233 até Açu e, por fim, acessar a BR-304.
- Rota 2: Seguir pela BR-406 até Macau, depois pela RN-118, acessando a BR-304 (após o ponto de interdição).
Já no sentido Mossoró-Natal, as alternativas são:
- Rota 3: A BR-304 até a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), seguindo pela BR-406.
- Rota 4 e Rota 5: Acessar a RN-118 (via São Rafael), via Jucurutu para BR 226; ou sair pela BR 110 e pegar a BR 226 até Natal
- Rota 6: Optar pela saída única em Santana dos Matos, via Jucurutu na BR-226.
Abastecimento de água suspenso
Além de todo esse transtorno, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou a suspensão do abastecimento de água em várias cidades devido à necessidade de vistoria e reparo na adutora Sertão Central – que margeia a BR-304 entre Lajes e Riachuelo, e que foi afetada pelas enchentes.
Cidades como Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Cachoeira do Sapo e zona rural de Santana do Matos devem ficar com abastecimento suspenso.
Em nota, a Caern afirma que “o prazo para retorno do sistema será informado posteriormente, pois depende de condições climáticas e de trabalho encontradas pela equipe em campo“.