Mais uma loja fecha as portas no centro de Natal
A avenida Rio Branco, coração do comércio no centro de Natal, testemunhou o fechamento de mais uma loja de varejo. A Di Santinni, conhecida rede de calçados, encerrou suas operações, seguindo o exemplo de outras grandes lojas como C&A, Marisa, Americanas e Magalu, que fecharam entre 2022 e 2023.
Em um comunicado afixado na entrada da loja nesta quarta-feira (31), a Di Santinni anunciou o encerramento e redirecionou seus clientes para outras filiais.
Motivações econômicas e desafios do centro
A gerência da Di Santinni revelou que o motivo do fechamento está atrelado ao retorno financeiro insuficiente para cobrir o alto aluguel, evidenciado pela diminuição do fluxo de clientes na área. Esse cenário não é exclusivo à Di Santinni.
Fatores como a crescente preferência por shoppings e comércio online, além do medo da violência e problemas de infraestrutura e de estacionamento, contribuíram para a redução da frequência de consumidores. A crise econômica também tem um papel significativo, impactando o poder de compra e, consequentemente, o comércio local.
Reações
Rodrigo Vasconcelos, presidente da associação Viva O Centro, expressou preocupação com a situação: “A Cidade Alta vem sofrendo há muito tempo com o abandono do poder público. Se nenhuma atitude for tomada, teremos um fechamento em massa.” A situação é refletida no fechamento de outras grandes lojas na região.
Esses fechamentos ilustram a complexidade dos desafios enfrentados pelo centro de Natal. Comerciantes e cidadãos apontam a necessidade de mais segurança e melhor infraestrutura para revitalizar o comércio da região. A resposta das autoridades a essas questões e as estratégias que serão adotadas para enfrentar essa crise ainda são incertas. Enquanto isso, o que resta do Centro de Natal aguarda por soluções que possam reverter o declínio do seu histórico centro comercial.