Comércio do RN inicia contratações temporárias para Dia das Crianças, Black Friday e Natal
À medida que o Dia das Crianças se aproxima e com a Black Friday e o Natal no horizonte, varejistas e pequenos comércios intensificam os preparativos para um aumento esperado nas vendas, iniciando processos seletivos para contratar temporários.
Em um ambiente econômico favorável, com inflação ganhando contornos de controle e juros ficando mais baixos, o setor está otimista. O economista sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes, prevê um crescimento de 4% nas vendas e espera um impulso nas contratações a partir de outubro. Ele projeta um Natal robusto, potencialmente superando os 110 mil postos temporários de 2019.
Grandes marcas, como RiHappy e PBKids, já anunciam vagas – mais de 1.300 para auxiliares de loja (veja aqui). Enquanto isso, a Americanas, apesar de desafios financeiros, disponibiliza 1.200 vagas em logística e prevê mais aberturas até novembro. A Centauro planeja 2.300 vagas distribuídas entre suas lojas e centros de distribuição.
Previsão positiva para o Rio Grande do Norte
Seguindo a lógica nacional, o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte prevê números expressivos para o final de 2023. São esperadas até 7 mil novas vagas, divididas entre Comércio e Serviços – 3 mil e 4 mil, respectivamente.
Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, destaca que 60% dessas vagas serão no mercado formal. “Uma grande oportunidade para aqueles que estão buscando emprego, conquistem uma vaga e se firmem nas empresas“, afirma.
Além disso, os estímulos projetados no mercado de trabalho se refletem diretamente nas vendas. Há a estimativa de um crescimento de até 9% no setor de Serviços e, no Comércio, um incremento entre 1% e 1,3%. Por mais que pareça um crescimento tímido, é uma demonstração de que o mercado potiguar espera por melhoras.
A capacitação como chave para as novas vagas
Se você busca uma dessas vagas temporárias, a dica é clara: qualifique-se. Raniery Pimenta, diretor regional do Senac RN, destaca a importância da capacitação. Ele menciona o projeto Senac Carreiras, que ajuda a aproximar empresas de futuros colaboradores, fornecendo treinamentos e consultorias.
“Além do interesse e ter vontade de trabalhar, é essencial que o candidato a uma vaga de emprego busque qualificação profissional. O Senac RN disponibiliza ferramentas que visam aumentar a empregabilidade dos nossos alunos“, salienta Pimenta.
O cenário para os próximos meses no Rio Grande do Norte é de otimismo. Com mais vagas sendo abertas e a economia mostrando sinais de aquecimento, as oportunidades estão à vista. O foco agora é se preparar e se qualificar para conquistar um espaço nesse mercado em crescimento. E, para as empresas, o momento é de aproveitar a onda positiva e investir na capacitação de seus novos colaboradores. O final de ano promete!