Governo autoriza nomeação de 257 servidores para o Ibama
Em um movimento para reforçar a instituição encarregada da proteção ambiental no Brasil, o Governo Federal autorizou a nomeação de 257 candidatos aprovados no cadastro reserva do concurso público realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em janeiro de 2022.
A autorização, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (15), vem atender ao pedido do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que foi aprovado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP) em junho deste ano. Para saber mais sobre o decreto, clique aqui.
Reforço importante
Os novos servidores, divididos em 24 analistas administrativos, 100 analistas ambientais e 133 técnicos ambientais, trarão um reforço valioso ao Ibama, que tem a responsabilidade de proteger o meio ambiente brasileiro, articular e desenvolver políticas de gestão ambiental, além de conceder licenças ambientais. O reforço no quadro de servidores é uma das medidas consideradas essenciais para o cumprimento das metas ambientais do país.
O contexto da nomeação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância de recompor a instituição durante a cerimônia de anúncio de reajuste para servidores federais em abril deste ano. Ele lembrou que o Ibama já havia contado com um quadro de 1,7 mil trabalhadores, número que atualmente está em torno de 700. “O que vai resolver de verdade é contratar funcionário pra pôr o pé na estrada e controlar o que precisa controlar“, afirmou.
Desafios à frente
No dia 5 de junho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enviou um ofício ao Ministério da Gestão propondo o ingresso imediato dos 257 novos servidores. Ela justificou que a medida “contribuirá para a melhoria na qualidade dos trabalhos e auxiliará na resposta ao enorme desafio assumido pelo país de zerar o desmatamento ilegal até 2030“.