Nove municípios recebem licenças para instalação de unidades do IERN
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), emitiu licenças de instalação para nove unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (IERN). Um grande passo para a expansão da educação profissional no estado, inclusive para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os municípios de Umarizal, Alexandria, Campo Grande, Tangará, Touros, São Miguel, Jardim de Piranhas, Areia Branca e Santana do Matos foram agraciados com as licenças ambientais, que possuem validade de seis anos. A conquista dessas licenças representa uma importante etapa para a concretização de um ensino público profissional de qualidade e de amplo acesso nas respectivas localidades.
Marco na educação do interior do Estado
Os IERNs são considerados um marco para a educação do interior do estado do Rio Grande do Norte. Segundo Fernanda Cortez, engenheira ambiental e técnica do Núcleo de Análise de Obras Públicas do Idema (NAOP), os IERNs possibilitam a expansão do ensino profissional de qualidade nas regiões, atuando em conjunto com os já existentes Institutos Federais.
Os institutos abrangerão uma variedade de espaços dedicados ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional, incluindo 12 salas de aulas teóricas, três laboratórios, uma biblioteca com sala de leitura, um auditório/teatro e dois laboratórios especiais para aulas práticas. Além disso, terão todos os outros ambientes necessários ao ensino médio, profissionalizante e técnico, abrangendo uma área construída de 3.655,00 m².
Soluções ambientais inovadoras
No projeto dos novos IERNs, estão previstas soluções ambientais como estação hipercompacta de tratamento de esgoto sanitário, tratamento e armazenamento da água da chuva e áreas verdes. Além disso, o licenciamento impõe que os institutos devem cumprir o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). O empreendedor também deve estar ciente de que, se ocorrerem ravinas no solo ou assoreamento nas áreas circunvizinhas devido à implantação do empreendimento, será necessário elaborar um novo Projeto de Drenagem e apresentá-lo ao órgão ambiental para avaliação e aprovação.
Leon Aguiar, diretor-geral do Idema, destaca que a construção das unidades educacionais tem como objetivo fortalecer a política educacional do Estado, por meio da integração da educação profissional à realidade local e aos recursos disponíveis. “Com a implantação dos institutos, a população de diversos municípios do interior do RN receberá uma educação de qualidade. Além disso, contribuirá com o desenvolvimento das regiões, atraindo cidades vizinhas e fortalecendo a economia das localidades”, finalizou Aguiar.