Saúde

Revalida 2024: Inep divulga lista de aprovados sub judice e detalhes da segunda etapa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC), publicou a lista final dos aprovados, com ressalva jurídica (sub judice), no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2024. A divulgação ocorreu no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira, 9 de dezembro. A lista, que contempla os resultados da segunda etapa da primeira edição do Revalida em 2024, inclui 137 participantes. Os aprovados já podem acessar seus resultados individualmente por meio do Sistema Revalida, utilizando login e senha do Gov.br.

A segunda etapa da segunda edição do Revalida será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro. Este exame, que avalia a capacidade prática dos médicos formados no exterior, exige uma pontuação mínima de 66,148 pontos para aprovação. A nota é calculada em uma escala de 100 pontos. A participação nessa etapa prática é condicionada à aprovação na primeira fase, teórica.

A avaliação prática do Revalida é composta por dez estações, distribuídas em dois dias. Os candidatos serão submetidos a diversas tarefas, simulando situações reais de atendimento médico. Essas tarefas incluem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de diagnósticos, demonstração de procedimentos, e aconselhamento a pacientes e familiares, entre outras atividades.

O Revalida é um exame destinado tanto a médicos brasileiros quanto estrangeiros formados fora do Brasil que buscam o exercício da profissão no país. A revalidação do diploma, após aprovação no Revalida, é de responsabilidade das instituições de educação superior públicas que aderirem ao processo. O exame abrange as cinco principais áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A prova se baseia em cenários de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, seguindo a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e a legislação profissional. Portaria que divulga a lista de aprovados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Brunna Mendes

Gestão Hospitalar (UFRN), 28 primaveras, sagitariana e apaixonada por uma boa leitura, séries, filmes e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.