Saúde

Operação Vigília: MP-RJ investiga fraudes em contratos da Saúde com alvos na Polícia Civil

Nesta terça-feira (26/11/2024), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou a operação Vigília, com 12 mandados de busca e apreensão. A operação mira um esquema de fraudes em contratos da Fundação Estadual de Saúde (FES) com empresas privadas. Um fato relevante é que entre os alvos estão dois delegados da Polícia Civil, o que reforça a gravidade da situação e a possível penetração da corrupção em diferentes esferas do poder público estadual.

As investigações apontam para o direcionamento de contratos da FES, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, para três unidades hospitalares: o Hospital Heloneida Studart, em São João de Meriti; o Hospital Estadual da Mulher, em Mesquita; e o Centro Estadual de Diagnóstico e Imagem, no centro do Rio de Janeiro. O MPRJ detectou indícios de que duas empresas se beneficiaram indevidamente do esquema, supostamente com a conivência de um delegado e seu pai. A Corregedoria Geral da Polícia Civil está colaborando com as investigações, demonstrando o comprometimento com o esclarecimento dos fatos e a punição dos responsáveis.

A operação Vigília ocorre em meio a outras investigações de fraudes financeiras no estado, como a investigação em andamento sobre fraudes que teriam causado um prejuízo de R$ 40 milhões ao Banco do Brasil (link para notícia sobre o caso no Banco do Brasil). Este contexto ressalta a necessidade de um reforço na prevenção de fraudes no setor público e privado, incluindo a implementação de medidas de segurança robustas e melhorias nos mecanismos de controle (link para notícia sobre prevenção de fraudes).

A reportagem da Agência Brasil, publicada em 26/11/2024 às 08h54, destaca a importância desta operação na luta contra a corrupção no estado do Rio de Janeiro, indicando uma possível ampliação das investigações e consequentes prisões. A imagem utilizada na reportagem original, datada de 13/04/2024, mostra a população participando de um dia de vacinação contra a gripe na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A utilização desta imagem, apesar de não ter ligação direta com a operação, serve como um contraponto visual, ressaltando a importância da saúde pública e o impacto negativo das fraudes em um sistema tão sensível.

A operação é coordenada pelo MPRJ e conta com o apoio da Polícia Civil. Mais detalhes sobre o esquema fraudulento devem ser divulgados nos próximos dias, à medida que as investigações avancem. A busca por provas e o interrogatório dos envolvidos irão determinar a extensão do esquema e as responsabilidades de cada um dos envolvidos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.