Saúde

Mutirão gratuito combate câncer de pele em mais de 100 cidades

Neste sábado, dia 7 de dezembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, um mutirão gratuito de avaliação de lesões suspeitas será realizado em mais de 100 locais do país. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) contará com a participação de mais de 2.000 dermatologistas voluntários, que atenderão a população das 9h às 15h.

De acordo com a SBD, o objetivo principal é a detecção precoce. Desde 1999, mais de 600 mil pessoas foram atendidas, resultando na identificação de mais de 75 mil casos de cânceres de pele. A entidade reforça o compromisso em reduzir a incidência e mortalidade da doença, considerando a conscientização pública como fundamental para este objetivo. A campanha deste ano, com o lema "Proteger a pele é proteger a saúde", destaca a importância do autocuidado e uma abordagem inclusiva e acessível à prevenção. A campanha cita: "Sua pele é a página de um futuro inesquecível".

O Ministério da Saúde aponta o câncer de pele como responsável por 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil. A Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), prevê cerca de 220.490 novos casos anuais de câncer de pele entre 2023 e 2025. Para encontrar o posto de atendimento mais próximo, acesse o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD, declarou: “Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”.

A coordenadora da campanha, Regina Schechtman, que assumirá a presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ) em janeiro, alerta sobre a importância de medidas preventivas desde a infância, incluindo evitar a exposição solar entre 10h e 16h, reaplicação do protetor solar a cada três horas e uso de roupas com proteção UV. Ela ressalta: “Uma das causas do câncer de pele é o acúmulo de sol que a pessoa pega ao longo da vida. Portanto é preciso começar desde a infância com as medidas de fotoproteção, que incluem não se expor ao sol entre 10h e 16h, período mais crítico de incidência de raios ultravioletas (UV), reaplicar o filtro solar a cada 3 horas e utilizar as malhas UV, biquínis, maiôs e camisas”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.