O Ministério da Saúde (MS) intensificou o monitoramento da situação climática em Santa Catarina e Paraná, estados que enfrentam chuvas acima da média. Até o momento, a pasta informa que nenhuma unidade básica de saúde (UBS), farmácia pública ou outro serviço de saúde foi afetado nas duas regiões.
Em julho de 2024, o MS auxiliou Santa Catarina na construção de um Plano de Ação para Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. O objetivo dessa iniciativa foi identificar pontos fortes e fracos em diferentes cenários de emergência, e orientar a elaboração de planos de ação em todas as unidades federativas do país.
Recomendações para a população: O MS alerta para os riscos à saúde associados ao grande volume de chuvas, como inundações. O contato com água e lama contaminadas pode causar doenças graves. A população de áreas afetadas deve ficar atenta a sintomas como diarreia (três ou mais episódios em 24 horas), febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, e sangue ou muco nas fezes. Em caso de apresentação desses sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.
Higiene alimentar e consumo de água: O ministério reforça a importância da higiene rigorosa na preparação e armazenamento de alimentos. Alimentos contaminados podem transmitir doenças como leptospirose, tétano, hepatite A, cólera e febre tifoide. É crucial evitar o consumo de qualquer alimento que tenha entrado em contato com a água de inundação ou lama, ou alimentos em embalagens que não sejam à prova d'água ou não estejam devidamente vedadas. A recomendação é: “Não consuma qualquer alimento que tenha entrado em contato com a água da inundação ou lama ou alimentos conservados em embalagem que não seja à prova d’água ou que não estejam vedados, como potes, garrafas, cascos de vidro, caixas longa vida, ensacados, abertos ou fechados.”
Quanto ao consumo de água, o MS orienta os seguintes procedimentos:
- Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo;
- Adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água;
- Misturar bem e aguardar 30 minutos antes do consumo. A água tratada com hipoclorito de sódio a 2,5% deve ser consumida em até 24 horas.
Na ausência de hipoclorito, a recomendação é ferver a água por cinco minutos após o início da fervura. “Na falta do hipoclorito, filtre e ferva a água para torná-la segura para consumo. Filtre ou coe a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Depois de filtrar ou coar, ferva por cinco minutos após o início de fervura. Aguarde a água esfriar e chacoalhe a água após a fervura antes de beber.”
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.