Saúde

Chuvas no Sul do Brasil: Ministério da Saúde monitora SC e PR

O Ministério da Saúde (MS) intensificou o monitoramento da situação climática em Santa Catarina e Paraná, estados que enfrentam chuvas acima da média. Até o momento, a pasta informa que nenhuma unidade básica de saúde (UBS), farmácia pública ou outro serviço de saúde foi afetado nas duas regiões.

Em julho de 2024, o MS auxiliou Santa Catarina na construção de um Plano de Ação para Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. O objetivo dessa iniciativa foi identificar pontos fortes e fracos em diferentes cenários de emergência, e orientar a elaboração de planos de ação em todas as unidades federativas do país.

Recomendações para a população: O MS alerta para os riscos à saúde associados ao grande volume de chuvas, como inundações. O contato com água e lama contaminadas pode causar doenças graves. A população de áreas afetadas deve ficar atenta a sintomas como diarreia (três ou mais episódios em 24 horas), febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, e sangue ou muco nas fezes. Em caso de apresentação desses sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.

Higiene alimentar e consumo de água: O ministério reforça a importância da higiene rigorosa na preparação e armazenamento de alimentos. Alimentos contaminados podem transmitir doenças como leptospirose, tétano, hepatite A, cólera e febre tifoide. É crucial evitar o consumo de qualquer alimento que tenha entrado em contato com a água de inundação ou lama, ou alimentos em embalagens que não sejam à prova d'água ou não estejam devidamente vedadas. A recomendação é: “Não consuma qualquer alimento que tenha entrado em contato com a água da inundação ou lama ou alimentos conservados em embalagem que não seja à prova d’água ou que não estejam vedados, como potes, garrafas, cascos de vidro, caixas longa vida, ensacados, abertos ou fechados.”

Quanto ao consumo de água, o MS orienta os seguintes procedimentos:

  • Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo;
  • Adicionar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água;
  • Misturar bem e aguardar 30 minutos antes do consumo. A água tratada com hipoclorito de sódio a 2,5% deve ser consumida em até 24 horas.

Na ausência de hipoclorito, a recomendação é ferver a água por cinco minutos após o início da fervura. “Na falta do hipoclorito, filtre e ferva a água para torná-la segura para consumo. Filtre ou coe a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Depois de filtrar ou coar, ferva por cinco minutos após o início de fervura. Aguarde a água esfriar e chacoalhe a água após a fervura antes de beber.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.