As Forças Armadas de Taiwan atiraram contra um drone chinês que entrou em seu espaço aéreo nesta terça-feira (30). Após os disparos, o veículo aéreo não tripulado mudou seu rumo e deixou a área, segundo informou a Agência de Notícias de Taiwan.
O drone entrou em águas restritas na área da Ilha Erdan às 17h59 (horário local), disse o Comando de Defesa do Condado de Kinmen, indicando que os militares dispararam munição real e o veículo se afastou da cidade de Xiamen às 18h.
A ordem do presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, é que os militares tomem medidas fortes para combater os drones chineses no momento certo. O Ministério da Defesa, por seu lado, assegurou que vai continuar a manter a vigilância e a acompanhar de perto a situação.
Taipei denunciou repetidamente as constantes incursões de drones chineses perto de seu território em alto mar em meio às crescentes tensões na região após a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha no início de agosto.
China x Taiwan
Taiwan deixou de fazer parte da China em 1949, quando o Partido Nacionalista Chinês foi derrotado pelo Partido Comunista, de Mao Tsé Tung. No mesmo ano, a cadeira chinesa na ONU passou a ser ocupada por Taiwan.
O status de ‘China comunista’ mudou em 1971, com a visita do então presidente dos EUA, Richard Nixo. Dali em diante, a China continental assumiu o posto da China insular e Taiwan segue fora da ONU.
O Partido Comunista acredita na tese segundo a qual há uma só China, e que Taiwan faz parte dela. Apesar da soberania da ilha, a China pretende reacender um antigo conflito e ameaçar a liberdade do país vizinho.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.