(ANSA) – O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou que se os ataques aéreos liderados pela Rússia fracassarem, seu país pode ser “destruído” pelos extremistas. “A coalizão formada pela Rússia, Síria, Irã e Iraque deve vencer ou a região será destruída”, disse o mandatário em entrevista à emissora iraniana “Khabar TV”. Acusando o Ocidente de usar o “terrorismo para subjugar a região”, Assad destacou que os quatro países terão “resultados práticos” ao invés da coalizão liderada pelos Estados Unidos.
Porém, o líder sírio disse não descartar uma renúncia – como querem os norte-americanos – caso isso encerre o conflito com os extremistas. “Se deixar minha posição é a solução, não hesitarei em fazer. Apoiamos qualquer decisão política paralela à luta contra o terrorismo”, destacou.
Elogiando a postura da Rússia, histórica aliada de seu país, Assad afirmou que “os russos jamais buscaram impor alguma coisa, especialmente nesta crise”. O presidente também afirmou não entender a postura da Europa “que de um lado dispara contra os refugiados sírios e com outra mão dá a eles comida”, em uma referência aqueles que fogem do país para buscar uma vida melhor no Velho Continente.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.