A Rússia ratificou a criação do Banco de Desenvolvimento do grupo BRICS, que serve como moeda de reserva para projetos de infraestrutura na Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, e desafia o domínio ocidental liderado pelo Banco Mundial e pelo FMI . Seu capital declarado é de US$100 milhões.
O acordo para a criação do Banco de Desenvolvimento foi assinado em Junho de 2014, em Fortaleza, Brasil. A primeira reunião do Conselho do BRICS, que vai decidir quem será o presidente e vice-presidente do Banco, será realizada em breve na cidade russa de Ufa. O Ministério das Finanças da Rússia, que preside o BRICS este ano, espera que o novo Banco de Desenvolvimento esteja em operação no final de 2015, informa RIA Novosti.
A criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS vai permitir que seus membros se tornem mais independentes em relação à política financeira dos países ocidentais, como declarado pelo presidente russo, Vladimir Putin, na sexta cimeira dos BRICS. O banco será caracterizado por uma distribuição equitativa das ações de capital e gestão de direitos. Prevê-se que o seu escritório seja em Xangai (China).
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.