Mundo

Rússia pede aprovação de sua 1ª vacina contra Covid na OMS

O governo da Rússia anunciou nesta terça-feira (27) que pediu a aprovação para uso emergencial de sua primeira vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 na Organização Mundial da Saúde (OMS).

A confirmação foi dada pelo Fundo de Investimentos Diretos (RDIF), que financia o desenvolvimento da Sputnik V. Segundo o diretor da entidade, Kirill Dmitriev, a ideia é incluir a imunização “na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia”.

A vacina russa causou polêmica no mundo científico em 11 de agosto após Moscou dar a autorização para a produção dela ainda sem a finalização dos testes clínicos. A medida foi considerada política, já que a Sputnik V se tornou a primeira vacina do mundo a receber a liberação.

À época, não havia nenhuma publicação científica sobre as fases iniciais de desenvolvimento – fato que ocorreu no início de setembro -, apenas as informações divulgadas de maneira oficial pelo governo de Vladimir Putin. Até porque, naquele momento, a pesquisa sequer estava registrada na OMS.

Na publicação “The Lancet“, de 4 de setembro, porém, os especialistas concluíram que a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia, em parceria com os ministérios da Saúde e da Defesa, é segura e conseguiu produzir anticorpos contra o vírus que causa a Covid-19. Atualmente, a Sputnik V está sendo testada na fase 3 em mais de 40 mil voluntários em diversos países.

Além da imunização do Gamaleya, a Rússia já registrou sua segunda vacina anti-Covid, a EpiVakCorona, criada pelo Instituto Vektor de Novossibirsk, que também não estava na fase 3 na época do registro. E, como a Sputinik V no começo, não está protocolada na OMS.

O presidente russo, Vladimir Putin, informou no dia 14 de outubro que há uma terceira vacina em desenvolvimento pelo Centro Chumarov, que iniciou a fase 2 de testes há cerca de 10 dias.

Com informações da Agência ANSA*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.