As Forças Armadas da Rússia estão preparadas para atacar navios de guerra estrangeiros se entrarem em águas territoriais russas, disse nesta segunda-feira (14) Stanislav Gajimagomédov, vice-chefe da Direção Operacional Principal do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Russas, esclarecendo que essas decisões são tomadas pelo supremo comando do país.
“Estamos sempre prontos”, disse Gajimagomedov em uma reunião do Conselho da Federação, quando perguntado se os militares russos estão prontos para abrir fogo contra intrusos em casos semelhantes ao incidente envolvendo um submarino dos EUA entrando em águas territoriais russas no último sábado.
No entanto, o alto funcionário sublinhou que “tais decisões são tomadas apenas ao mais alto nível”.
Em 12 de fevereiro, o Ministério da Defesa da Rússia informou que um submarino do tipo Virgínia da Marinha dos EUA foi detectado em águas territoriais russas, na área da ilha de Urup, pertencente ao arquipélago das Curilhas, onde a Frota do Pacífico estava conduzindo exercícios.
“O Ministério da Defesa da Rússia se reserva o direito de tomar todas as medidas possíveis em seu mar territorial para garantir a segurança da Federação Russa”, declararam da agência.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.