Andrei Kozyrev, que serviu como ministro das Relações Exteriores da Rússia de 1990 a 1996, advertiu que os objetivos da Rússia incluem toda a Europa Oriental, com a intenção de “atacar, pressionar, intimidar outros países, incluindo membros da OTAN”.
Em entrevista à Fox News, o ex-ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que o país precisa retornar às “normas internacionais” antes que negociações e relações significativas possam ocorrer.
Kozyrev disse que o Ocidente e a Rússia permanecerão em desacordo até que “os governantes russos comecem a se comportar dentro das normas internacionais”.
“Acho que quando a Rússia voltar a honrar as normas internacionais, e a soberania e integridade territorial da Ucrânia fizerem parte dessas normas… imprensa – e em sua política externa… até isso, não há entendimento, e as sanções devem permanecer”, disse ele.
Ele ainda alertou que as conversas com a Rússia também serão difíceis, pois pratica o que Kozyrev chamou de “diplomacia do engano”. “É uma conversa de mentiras, você sabe”, disse ele. “É inacreditável.”
Andrei Kozyrev falou ainda sobre o atual ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrove, que assumiu o cargo em 2004. “Ele era, você sabe, meu irmão na empreitada”, disse ele, acusando Lavrov de “degradação” moral e profissional. “Ele estava compartilhando meus pontos de vista – caso contrário, eu não o teria colocado nessa posição e trabalhado juntos”. “Não sei por que ele está fazendo isso”, acrescentou Kozyrev. “Ele era um bom diplomata e uma boa pessoa… ele era meu amigo.”
Kozyrev culpou em grande parte o presidente Vladimir Putin, a quem ele disse que “não tem ideia do mundo fora de seu escritório no Kremlin” ou “seu bunker subterrâneo onde ele se esconde do COVID e provavelmente agora das bombas nucleares”.
“Ele não tem ideia”, disse Kozyrev com uma risada. “Ele subestimou a Ucrânia, pensou que não havia nação como a Ucrânia, e é claro que eles não vão se opor à agressão russa. Ele achava que não havia unidade no Ocidente… ele subestimou a Europa da mesma forma.”
Acompanhe as notícias sobre a Guerra na Ucrânia.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.