Mundo

Protéticos, tatuadores e operadores de maquinário com visto EB2 nos EUA

O sonho americano está ao alcance de todas as profissões, basta atender aos requisitos do governo

O visto americano EB2 NIW atende ao imigrante na categoria Employment-Based e concede residência permanente (Green Card) com autorização não apenas para morar, como também trabalhar, estudar, viajar e construir uma vida com os mesmos direitos de um cidadão americano.

Uma das exigências dessa modalidade é ser um profissional acima da média, mas que possa comprovar destaque na área de atuação, e que contribua para o desenvolvimento do país, seja na área econômica, cultural ou educacional. E, de acordo com o Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, engana-se quem acredita que somente as carreiras tradicionais como médicos, engenheiros, advogados, dentistas, jornalistas ou quem atua na área de TI pode solicitar o EB2. “Protéticos, tatuadores, operadores de maquinário e profissionais técnicos também se qualificam para o visto”, revela o especialista.

Via de regra, esse é um visto baseado numa oferta de emprego e tem como princípio a qualificação do profissional em questão. “O EB2 tem como principal prioridade a análise curricular, porque o pretendente necessita demonstrar perícia, técnica e conhecimento na sua área de atuação. Além disso, exige um reconhecimento aprofundado e é por isso que eu sempre aconselho, para estes casos, a buscar histórico de empregos, cargos e demais atividades exercidas que possam ajudar. Também ressalto a importância de cartas de recomendação de outros profissionais, colegas, fornecedores e empresas em que já tenha trabalhado”, destaca Toledo.

Sobre os requisitos, a base é ter nível superior ou equivalente como um curso tecnológico e algo a mais que complemente a vida acadêmica. “O profissional que tem fortes chances para aplicar um visto EB2 precisa demonstrar tempo de atividade, expertise no que faz e afinidade com o assunto em que ele tem especialidade”, pontua o advogado.

Seguindo as orientações de Toledo, também é importante, sempre que possível, demonstrar materiais escritos como artigos e afins. “Gostar de ler, pesquisar e escrever são habilidades fundamentais para profissionais de destaque. Reforço a importância desta dedicação que agrega ainda mais ao currículo, além de demonstrar uma constante preocupação em seguir as últimas tendências da área em que atua”, aconselha.

O advogado ainda ressalta ser importante também realizar um processo de certificação de trabalho e uma documentação que comprove todas as capacidades, conhecimentos e envolvimento com a área de atuação, “porque os agentes de imigração dos EUA querem conhecer a fundo qual é a perícia do aplicante”.

Outra questão é ter uma biografia detalhada contendo todo o histórico profissional citando quando iniciou a carreira, passando por todos os trabalhos feitos. É preciso informar também o local onde estudou e a experiência adquirida. “Escreva uma carta de intenção, explicando as razões por escolher esse visto, querer e tentar essa vaga e mudar de país. Além disso, é nesse documento que a pessoa pode demonstrar seus objetivos, motivações e como pretende somar com a sociedade dentro do Estados Unidos, o que tem um peso muito grande”, explica o advogado.

Às vezes, há muitos mitos sobre o EB2 e a verdade é que ele não é inatingível, nem tampouco um visto fácil, mas se trata de um processo criterioso que exige uma experiência muito grande, tanto do profissional que está solicitando quanto do advogado ou assessor que está auxiliando em todo o andamento.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.