Mundo

Presidente da Ucrânia pede que Otan lance um “ataque preventivo” contra a Rússia

Porta-voz russo disse que atitude pode "iniciar uma guerra mundial com consequências imprevisíveis e monstruosas"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou na quinta-feira (6) que os países da Otan devem lançar um ataque “preventivo” contra a Rússia.

“O que a OTAN deve fazer? Eliminar a possibilidade de a Rússia usar armas nucleares. Mas o importante, eu apelo novamente à comunidade internacional, como antes de 24 de fevereiro: ataques preventivos, para que eles [os russos] saibam o que acontecerá com e não o contrário”, disse o presidente durante uma conferência no Lowy Institute da Austrália.

O porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, pediu à comunidade internacional que preste atenção à declaração do presidente ucraniano. “Os Estados Unidos, o Reino Unido e os países da UE devem prestar atenção especial à declaração de Zelensky sobre ataques preventivos contra a Rússia”, disse. “Os EUA e o Reino Unido estão dirigindo de fato as atividades de Kiev e, portanto, devem ser responsabilizados pelas declarações de Zelensky”, acrescentou.

Da mesma forma, Peskov enfatizou que as declarações de Zelensky nada mais são do que um “chamado para iniciar uma guerra mundial com consequências imprevisíveis e monstruosas”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zajárova, também respondeu às declarações: “O Ocidente está incitando uma guerra nuclear. Todos os habitantes do planeta devem perceber que Zelensky, um fantoche armado e um personagem instável, se tornou um monstro, cujas mãos poderiam destruir o planeta.”

Segundo a doutrina militar russa, o país se reserva o direito de recorrer ao seu arsenal nuclear em resposta à agressão contra seu território, ou contra seus aliados, envolvendo o uso de armas nucleares ou outras armas de destruição em massa. Da mesma forma, o documento prevê uma reação semelhante a um ataque com armas convencionais se a existência do Estado estivesse em perigo. A decisão final cabe ao presidente do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.