O neoconservadorismo é a ideologia política que só existe nos EUA, diz o ex-subsecretario do Tesouro dos EUA, Paul Craig Roberts. Em sua opinião, os neoconservadores estão convencidos de que os EUA é o país escolhido para exercer a hegemonia global e lançaram as bases para a Terceira Guerra Mundial. As informações são do Actualidad RT.
Os neoconservadores norte-americanos, um pequeno grupo de pessoas fortemente aliadas com o complexo militar-industrial do país e com Israel, têm sido uma força influente nos EUA. Durante o mandato de Bill Clinton eles organizaram a desintegração da Jugoslávia, a guerra contra a Sérvia e a expansão da OTAN fazia as fronteiras da Rússia, salienta Roberts, subsecretário do Tesouro na administração de Reagan.
O economista e escritor observa que os neoconservadores “deram” para os EUA o 11-S e sua cobertura, as invasões do Afeganistão e do Iraque, e o início da desestabilização do Paquistão e Iêmen, o denominado Comando África dos EUA chamou a invasão da Ossétia do Sul da Geórgia de espionagem, perda de direitos constitucionais e tortura . “Em resumo, os neoconservadores lançaram as bases da ditadura e da III Guerra Mundial”, destacou em um artigo intitulado “Sobre a beira da guerra e do colapso econômico”, publicado em seu website .
Em sua opinião, no regime de Barack Obama, os neoconservadores continuam a ser uma grande influência: Susan Rice é assessora de segurança nacional, Samantha Power é a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas e Victoria Nuland Secretária de Estado. Todos eles, recorda Roberts, são de ideologia neoconservadora.
Os neoconservadores e Obama já deixaram claro que os EUA não aceitarão que a Rússia e a China sejam países soberanos e que tenham uma política externa e econômica que não atenda aos interesses de Washington. “Rússia e China são aceitáveis apenas como Estados vassalos como o Reino Unido, outros países da Europa, Japão, Canadá e Austrália”, diz o economista.
Infelizmente, acrescenta Roberts, a sociedade americana “simplesmente não é consciente” do que está acontecendo. “Não há muita esperança para o povo americano. […] Eles não são capazes de distinguir a verdadeira liderança de um falso e as elites privadas dominantes não vão permitir que os verdadeiros líderes surjam no país”. Ele lamenta, não há nenhum movimento organizado que se opõe aos neoconservadores.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.