A agência espacial da Rússia, Roscosmos, informou na tarde desta quinta-feira (7) que o cargueiro Progress M-27M, sem controle desde a última semana após uma falha no processo de lançamento, iniciará sua entrada na atmosfera terrestre a partir da 19h13 desta quinta-feira (7). Todo o processo deverá durar até 22h51.
+ Acompanhe o trajeto da nave russa em tempo real aqui!
“A nave queimará completamente nas camadas densas da atmosfera da Terra e só alguns fragmentos pequenos poderão alcançar a superfície do nosso planeta”, disse a agência em um comunicado oficial em seu site. No entanto, o lugar onde esses destroços poderão cair não foi divulgado. O contato do cargueiro russo com a atmosfera ocorrerá entre 1h13 e 4h51 de sexta (8), hora de Moscou (o Brasil tem um fuso horário com 6h a menos de diferença).
Com 2,5 toneladas de suprimentos, a nave deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os astronautas. Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS sairá da Terra no 3º trimestre deste ano. De qualquer forma, os astronautas têm provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.