Os Estados Unidos da América continuam desenvolvendo sistemas de defesa de mísseis e um programa de “ataque global”, desestabilizando ainda mais a frágil situação internacional, disse o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em resposta a agência Rossiya Segodnya.
Na sexta-feira (5) Washington pediu à Rússia para negociar novas reduções nos arsenais nucleares. Os dois países assinaram em 2010 o Tratado sobre Redução de Armas Estratégicas START III substituindo os dois acordos anteriores, o START I de 1991 e o START II de 2000. O acordo obriga os dois países a cortar e limitar o número de armas estratégica.
Mas “o fator que nos impede de negociar novas reduções (de armas nucleares), são as contínuas políticas desestabilizadoras de Washington em áreas como o desenvolvimento de um sistema global de defesa antimísseis, o desenvolvimento contínuo de sistemas capazes de infligir um ataque neutralizante sem o uso armas nucleares a partir de uma grande distância. Me refiro ao programa de ataque global”, disse o vice-ministro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.