(ANSA) – As autoridades mexicanas deram início ao processo de extradição do traficante Joaquín Guzman, o “El Chapo”, para os Estados Unidos nesta segunda-feira (11).
O procedimento formal teve início com a notificação da Interpol ao mexicano no presídio de segurança máxima de Altiplano, exatamente o mesmo local do qual fugiu seis meses antes. Guzman foi recapturado em uma estrada de Los Mochis (Sinaloa), sua cidade natal, na última sexta-feira (08) após uma caçada da polícia e das autoridades do México.
O advogado do traficante, Juan Pablo Badillo, já informou que a defesa depositou seis moções para anular todos os pedidos de extradição ao país vizinho – onde enfrenta, ao menos, seis processos por tráfico de drogas aos EUA. A captura do traficante ocorreu, segundo os mexicanos, por causa do desejo dele de gravar um filme sobre a sua história. “El Chapo” contatou vários atores, produtores e diretores para tentar gravar o longa e até deu uma entrevista ao ator norte-americano Sean Penn – que escreveu um artigo para a revista “Rolling Stone”.
Esses contatos fizeram com que os policiais conseguissem “rastrear” os passos do narcotraficante que se intitulava o maior vendedor de “heroína, metanfetamina, cocaína e maconha no mundo”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.